A insuficiência cardíaca é uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas característicos) que resulta da incapacidade do coração cumprir a sua função de bombear sangue eficazmente para o resto do corpo.
O sangue é portador de oxigénio que é necessário para o eficaz funcionamento das células do nosso organismo. Na presença desta patologia, como o sangue não é bombeado eficazmente pelo coração, também o oxigénio é transportado em menor quantidade.
Esta síndrome atinge cerca de 4% da população portuguesa e sabe-se que a sua prevalência está aumentar. Tem uma morbimortalidade elevada e é responsável por grande parte dos internamentos hospitalares.
Sintomas
Os sinais e sintomas típicos da Insuficiência Cardíaca são:
- cansaço
- fraqueza generalizada
- sensação de falta de ar
- edema (inchaço), sobretudo nos pés e pernas, mas pode atingir outras partes do corpo
- tosse
- farfalheira
- falta de apetite e nauseas
- batimentos cardíacos mais rápidos
- maior necessidade de urinar à noite
- intolerância ao exercício físico.
Geralmente, estes sintomas são piores à noite quando os doentes estão deitados.
Tratamento e prevenção
O tratamento passa pela medicação prescrita pelo médico, adoção de um estilo de vida saudável, com controlo dos fatores de risco, e em alguns casos mais graves pode ser necessário colocar um disposivo cardíaco, semelhante ao “pacemaker”.
Nem todas as condições que levam à insuficiência cardíaca podem ser revertidas, mas os tratamentos podem melhorar os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca e ajudá-lo a viver mais tempo. As mudanças no estilo de vida - como o exercício físico, reduzir o sal na dieta, controlar o stress e perder peso - podem melhorar a sua qualidade de vida.
A única forma de prevenir a insuficiência cardíaca é prevenir e controlar as condições que a causam.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.