image
image;
voltar Bem-estar e Desporto

Benefícios da atividade física para a sua saúde

Atualizado a 23 junho 2021

A prática regular de exercício físico ajuda a prevenir doenças, proporciona bem-estar, aumenta a qualidade de vida e retarda o envelhecimento. Sabe como o desporto atua em benefício do corpo e da mente? Teste os seus conhecimentos com este quiz.

7. A atividade física melhora a qualidade do sono. Para otimizar os benefícios da atividade física e aumentar a quantidade e qualidade do sono, a prática de exercício deve ocorrer:

a. De manhã ou à tarde.
b. A qualquer hora.
c. À noite.

Verifique as suas respostas

      
  • Questão 1
    Resposta: C

    Atividades aeróbicas como correr, pedalar ou saltar à corda são as que garantem um maior gasto de energia, mas os treinos de força, musculação, treino funcional ou calistenia reforçam a massa muscular e melhoram a chamada taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade diária de calorias de que o corpo necessita. Qualquer programa de perda de peso deve incluir uma equilibrada combinação de exercícios aeróbicos e de resistência ou força.

  • Questão 2
    Resposta: A

    Quando praticamos exercício físico, o corpo liberta substâncias químicas que melhoram o nosso bem-estar e contribuem para aumentar a autoestima. Em causa está o chamado “cocktail da felicidade”. Às endorfinas, hormonas de efeito analgésico que reduzem a perceção da dor e provocam sensações positivas, soma-se o efeito de três neurotransmissores: serotonina, com ação sobre o sono e o humor; dopamina, ligada a sensações de prazer e relaxamento; e oxitocina, que influencia as relações, a empatia, padrões sociais, sexuais e de comportamento.

  • Questão 3
    Resposta: B

    A atividade física regular previne as doenças cardiovasculares de diferentes formas. Indiretamente, porque ajuda a regular o peso e a baixar os níveis de “colesterol mau” (LDL) e triglicéridos no sangue, ao mesmo tempo que estimula o organismo a produzir mais HDL, a partícula que remove a gordura das artérias, o chamado “colesterol bom”. De forma direta, por fortalecer o conjunto de músculos e válvulas venosas envolvidos na circulação sanguínea, evitando trocas venosas deficientes, capazes de causar doença cardíaca isquémica ou acidentes vasculares cerebrais.

  • Questão 4
    Resultado: C

    O exercício evita o excesso de peso e aumenta a força e a resistência do sistema musculosquelético, ajudando também na prevenção de quedas. Andar multiplica o peso do corpo 3 a 4 vezes, e subir escadas 6 a 8, o que se traduz numa enorme sobrecarga sobre os membros inferiores, que afeta não só as maiores articulações do corpo, os joelhos, como também as ancas e tornozelos.

        
  • Questão 5
    Resposta: A

    O stress faz aumentar os níveis de cortisol, uma hormona que tem um efeito muito nefasto sobre a pele, sobretudo por aumentar o acne e a oleosidade. A atividade física regular ajuda a reduzir os níveis de cortisol, contribuindo ainda para aumentar a barreira de proteção e a elasticidade da pele. O exercício favorece ainda a circulação e a velocidade de drenagem do sistema linfático, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos, com óbvios benefícios para a hidratação e aspeto da pele.

  • Questão 6
    Resposta: C

    A atividade física ajuda a controlar a obesidade, mas também aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina, ajudando, assim, a controlar os níveis de glicose no sangue. A falta de resposta das células musculares e adiposas à insulina, a chamada resistência à insulina, caracteriza a diabetes tipo 2, uma doença que afeta 8% da população e mata 12 pessoas por dia em Portugal.

  • Questão 7
    Resposta: A

    A prática de exercício físico estimula a produção de serotonina e é reconhecida pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não farmacológica para a melhoria do padrão de sono. A investigação mostra que o desporto favorece um sono mais prolongado e profundo, ajudando a evitar a sonolência durante o dia e os despertares noturnos. O treino deve, no entanto, ocorrer de manhã ou à tarde — e preferencialmente não à noite. Depois da atividade, o organismo necessita de tempo para regular a temperatura, desacelerar o ritmo cardíaco e baixar os níveis de adrenalina e cortisol, prejudiciais ao relaxamento.

Resultados

0-3 respostas certas
Procure ler mais sobre os benefícios da atividade física regular para a sua saúde. O seu conhecimento sobre a relação entre o desporto e a saúde pode ser melhor.

4-5 respostas certas 
Está no bom caminho, mas deve continuar a informar-se para otimizar os resultados da prática de atividade física.

6-7 respostas certas
Parabéns, tem um bom domínio dos temas relacionados com a forma como o exercício físico atua em benefício do corpo e da mente.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar