COMPREENDI
Mais Médis Bem-estar e Desporto

O que é a depressão pós-férias?

Atualizado a 20 agosto 2018

VOLTAR AO TRABALHO APÓS AS FÉRIAS

São, por excelência, aquele momento do ano em que tiramos uns dias para nós. Para fazer aquela viagem, para estarmos com a família e os amigos, ou mesmo só para nós.

No entanto, em vez de relaxantes, muitas vezes as férias são um foco adicional de stress. Torna-se então fundamental reconhecer esses sinais e evitar que o stress se acumule.

Apresentamos algumas estratégias que podem ajudar:

DICAS PARA EVITAR A DEPRESSÃO PÓS-FÉRIAS

Quatro em cada dez pessoas apresentam sintomas de depressão pós-férias. Falta de motivação para ir trabalhar ou realizar atividades simples como tomar banho, fazer a barba, dores musculares, fadiga ou alterações de sono podem ser sinais de alerta.

Normalmente o cérebro escolhe o foco. Por outras palavras, a atenção é seletiva. Se voltou de férias é natural que a sua atenção esteja a ser dirigida para algo coincidente com o seu estado de espírito. Sentir-se deprimido pode conduzir a um ciclo vicioso de pensamentos negativos. Em vez de se focar em coisas negativas porque não focar-se em coisas positivas? Seja rever fotografias das férias ou partilhar a experiência com família e amigos.

Pequenas atividades que lhe deem prazer também podem revelar-se uma boa estratégia. Seja um jantar, um fim de semana ou as próximas férias.

Aqui estão algumas dicas em como pode entrar num ritmo normal:

Relacionados

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar