Perguntas frequentes

Plano de Saúde CTT Médis
1- Como posso atualizar os meus dados pessoais e/ou do meu agregado familiar?
A atualização da morada tem de ser sempre solicitada por escrito para o email gabinete.beneficiario@ctt.pt, ou por carta dirigida a: RH/GSB, Avenida D. João II nº 13, 1999-001 Lisboa. No site www.ctt.medis.pt, na sua área reservada, através da Linha Médis CTT 21 845 88 99 / 808 918 899, pelo email gabinete.beneficiario@ctt.pt, ou através do número de telefone 800 201 565, pode ainda atualizar outros dados pessoais relativos ao telefone e email. Ter o seu número de telemóvel atualizado permitirá que a Médis o possa avisar do estado dos seus pedidos de pré-autorização através de SMS.
2 - Como posso inscrever o meu agregado familiar?
Para informações sobre adesões ao plano de saúde contacte os CTT pelo email gabinete.beneficiario@ctt.pt ou através do número de telefone 800 210 010.
3 - Ainda não recebi o cartão, a quem me devo dirigir?
Contacte a Médis através da Linha Médis CTT administrativa, das 8h às 20h, através dos números 21 845 88 99 / 808 918 899 ou através do site www.ctt.médis.pt
4 - O meu Cartão de Beneficiário tem data de validade?
O cartão de Beneficiário não tem data de validade, sendo emitido novo cartão apenas quando se encontrar danificado, por extravio (roubo/perda) ou por indicação dos CTT.
5 - Como posso pedir um novo cartão em caso de se encontrar danificado ou de se ter extraviado?
Contacte a Linha Médis CTT administrativa, das 8h às 20h, através dos números 21 845 88 99 / 808 918 899 ou através do site www.ctt.medis.pt.
6 - Linha Médis CTT
Nº 21 845 88 99 / 808 918 899
Para assuntos de natureza clínica tem ao seu dispor uma linha de atendimento telefónico especializada, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, assegurada por enfermeiros que lhe prestam um serviço de triagem, acompanhamento e encaminhamento para os cuidados de saúde mais adequados a cada caso.
Para assuntos de natureza administrativa ou operacional tem ao seu dispor a Linha Médis CTT administrativa, das 8h às 20h, assegurada por uma equipa dedicada que lhe prestará todos os esclarecimentos.
7 - Médico Assistente Médis
É um médico especialista em Medicina Geral e Familiar ou em Medicina Interna, com pelo menos 10 anos de experiência profissional e que funciona como um médico pessoal, acompanhando e aconselhando o Beneficiário na promoção da sua Saúde e no diagnóstico e tratamento da doença. O Médico Assistente Médis é um médico convencionado que pertence à Rede de Prestadores CTT. Pode escolher o seu Médico Assistente Médis, no site www.ctt.medis.pt, na área reservada ao beneficiário, ou através da Linha Médis CTT, através dos números 21 845 88 99 / 808 918 899.
8 - Como posso aceder ao Site CTT Médis?
O Registo no site é importante e vantajoso, mas facultativo.
Para efetuar a ativação do seu registo, deve proceder da seguinte forma:
  • Aceder ao site www.ctt.medis.pt e escolher a opção Área Reservada (Login) > Registe-se Aqui;
  • Introduzir no campo “Número de Beneficiário”, as 11 posições do seu Cartão de Beneficiário, CP seguido de 9 dígitos;
  • Introduzir no campo seguinte um dos dados pessoais solicitados pelo Site;
  • De seguida, coloque o seu e-mail e telefone, bem como a password;
  • A partir daqui, o seu registo encontra-se totalmente ativado.
9 - Quais as vantagens de usar o site CTT Médis?
No site www.ctt.medis.pt, os beneficiários têm acesso a toda a informação do seu Plano de Saúde de forma rápida e segura.
10 - Como pesquisar no site os prestadores da Rede CTT?
Aceda a www.ctt.medis.pt e na barra de menus clique em “Guia de Serviços”. Basta escolher a opção “Rede de Prestadores CTT”. A pesquisa pode ser efetuada:
  • Por tipo de ato médico (Consulta / Urgência / Exame ou Tratamento / Cirurgia ou Parto)
    • Selecionar a especialidade.
    • Selecionar de seguida em que Localidade quer usufruir desse serviço, a partir do código-postal ou cidade
  • Por nome do Médico, Hospital ou Clínica
São identificados no mapa e na lista os Prestadoresencontrados sendo possível:
  • alterar o critério de ordenação
  • aplicar filtros
  • esconder o mapa e ver apenas a lista
  • ver resumo do prestador no mapa
  • selecionar o prestador pretendido a partir da lista para ter acesso ao seu detalhe.
11 - Como posso submeter pedidos de esclarecimento?
Através da página de contactos existente em www.ctt.medis.pt, pode esclarecer as suas dúvidas quanto a:
  • Dificuldade no acesso/registo no site www.ctt.medis.pt;
  • Informação sobre Rede Prestadores CTT;
  • Informação sobre Pré-Autorizações;
  • Informação sobre Despesas de Saúde e Comparticipações;
  • Reclamações.
12 - O que é uma Pré-autorização?
Os Termos de Responsabilidade e Autorizações Prévias são agora designados como Pré-autorização. Após a receção do pedido de Pré-autorização, a Médis emite um documento aos prestadores em que informa que se responsabiliza pela comparticipação inerente à realização de determinado ato médico, nos termos e limites do Plano de Saúde.
13 - Como faço a marcação num(a) Médico/Hospital/Clínica para Serviços Ambulatório na Rede de Prestadores CTT?
Em www.ctt.medis.pt clique em “Guia de Serviços” e faça a pesquisa por nome, serviço e local. Escolha o seu médico, clínica ou hospital. Contacte diretamente o prestador e faça a sua marcação identificando-se sempre como beneficiário do Plano de Saúde. Se por algum motivo não conseguir aceder ao site www.ctt.medis.pt, pode ligar para a Linha Médis CTT através dos números 21 845 88 99 / 808 918 899.
14 - O que fazer quando for à consulta ou tiver um exame na Rede de Prestadores CTT?
Antes da consulta ou exame identifique-se mostrando o seu cartão de Beneficiário, por forma a ser confirmada a elegibilidade do seu cartão. Para sua segurança pode ser-lhe solicitada a exibição de um documento de identificação com fotografia. Após a consulta ou exame, através do seu número do cartão, é feita online a comunicação à Médis, sendo-lhe entregue um documento com a discriminação dos atos médicos que foram realizados, para que possa assinar. Em alguns prestadores pode não ser entregue o documento mas poderá sempre solicitar a discriminação dos serviços médicos prestados. Recomendamos que leia atentamente o documento para validação da informação.
15 - Urgências
A Linha Médis CTT está ao seu dispor 24 horas por dia, 365 dias por ano. Poderá consultar os serviços de urgência/atendimento permanente mais próximos de si no site www.ctt.medis.pt ou através da Linha Médis CTT ligando para os números 21 845 88 99 / 808 918 899.
16 - Como faço a marcação num(a) Médico/ Hospital/ Clínica para Serviços Hospitalares? Internamento Hospitalar ou Parto
Para que a comparticipação seja efetuada pela Médis diretamente ao Médico, Hospital ou Clinica, os mesmos têm que fazer parte da Rede de Prestadores CTT, caso contrário, o beneficiário terá que suportar a despesa na sua totalidade e, posteriormente, enviar para a Médis para reembolso.
No caso dos procedimentos efetuados fora da Rede ou pedidos por médico fora da rede, deverá o beneficiário apresentar prescrição médica onde conste o diagnóstico que justifica o pedido do ato médico. Nestes casos o beneficiário deverá enviar esta informação para a Médis através da caixa de email pre-autorizacoesctt@medis.pt.

Para facilitar a instrução do processo, o beneficiário pode obter impressos de informação clínica no site, ou através da Linha Médis CTT, que serão sempre de preenchimento facultativo e que podem contribuir para uma mais rápida decisão.

A Médis poderá solicitar informação complementar indispensável à emissão da pré-autorização.
Se os prestadores fizerem parte da Rede de Prestadores CTT eles próprios solicitarão a respetiva pré-autorização aos serviços clínicos da Médis. No entanto, cabe ao Beneficiário confirmar, com alguma antecedência, se existe autorização para o pagamento do internamento, parto ou outros serviços médicos sujeitos a pré-autorizações. Poderá fazê-lo através do site www.ctt.medis.pt, na área reservada, no menu “Pedidos” ou através da Linha CTT Médis.
Com a atualização dos contactos pessoais na Médis receberá as informações sobre os pedidos de pré-autorizações via SMS.
17 - Como faço a marcação num(a) Médico/Hospital/Clínica para Serviços Hospitalares? Internamento de Urgência
Em casos de urgência, o hospital ou clínica, caso pertença à Rede de Prestadores CTT, deverá contactar diretamente a Médis para obter a autorização. Tal como acontece com os internamentos programados, se o hospital ou clínica não pertencer à Rede de Prestadores CTT, o Beneficiário terá que pagar a totalidade da despesa e, a posteriori, enviar o recibo original acompanhado pelo respetivo relatório médico. A comparticipação das despesas será efetuada dentro dos limites existentes na Tabela de Comparticipações.
18 - Onde consultar os serviços que necessitam de pré-autorização? (Rede de Prestadores CTT)
Antes de utilizar alguns dos serviços de saúde abrangidos pelo seu Plano de Saúde, aconselhamos que visite o site www.ctt.medis.pt ou nos contacte através dos nºs 21 845 88 99 / 808 918 899.
19 - Como é que envio despesas para reembolso?
Pode efetuar o pedido de comparticipação das despesas de saúde das seguintes formas:
    Registar uma despesa através do site CTT Médis:
  • 1) Aceder ao site www.ctt.medis.pt;
  • 2) Efetuar Login e aceder ao menu principal Pedidos/Registar Despesas;
  • 3) Escolher o Beneficiário que efetuou a despesa que pretende registar;
  • 4) Selecionar o Ato Médico da despesa;
  • 5) Selecionar Especialidade Médica;
  • 6) Inserir a Data de Realização do Ato Médico selecionado;
  • 7) Inserir o Valor da Despesa;
  • 8) Clicar em ‘Adicionar’;
  • 9) Confirmar os dados e clicar em ‘Submeter’;
  • 10) Enviar os originais das despesas, da informação clínica e da prescrição médica conforme os casos, com a folha de rosto impressa no passo anterior para a seguinte morada, no prazo de 120 dias a contar da data da fatura/recibo:

    Médis
    Edifício Tejo, Praça do Príncipe Perfeito 2
    Piso 0, Pólo dos correios
    1990-278 Lisboa

Envio de despesas por correio anexas ao Impresso de Reembolso de Despesas (facultativo), para a mesma morada.

DOCUMENTOS A APRESENTAR:
Consultas:
  • Recibo(s) original(ais) com o nome e especialidade do médico, número de contribuinte e morada.
Exames auxiliares de diagnóstico (ex.: rx, análises,etc.):
  • Recibo(s) original(ais) com a designação do prestador, número de contribuinte e morada; e a prescrição médica.
Tratamentos:
  • Recibo(s) original(ais) com o nome e especialidade do médico, número de contribuinte e morada, a prescrição médica, relatório clínico com o diagnóstico, início e evolução da situação clínica e prognóstico.
Internamento:
Recibo(s) original(ais) da despesa de internamento acompanhado(s) de fatura detalhada e, em caso de:
  • Doença: relatório clínico com o diagnóstico, início e evolução da situação clinica e prognóstico
  • Acidente: relatório clínico detalhado que inclua as circunstâncias do acidente
  • Parto: relatório clínico detalhado; nota original dos honorários médicos acompanhado de informação acerca dos atos médicos realizados.
Estomatologia:
  • Recibo(s) original(ais), com a discriminação por ato médico.
20 - Como são feitos os reembolsos?
Mantém-se o procedimento realizado pelos CTT, as comparticipações são efetuadas no vencimento, na pensão ou via vale postal. Estes movimentos constam do extrato mensal enviado ao beneficiário.
21 - Qual é o valor de comparticipação para os diferentes atos clínicos?
Consulte a “Tabela de Comparticipação”, disponível no site www.ctt.medis.pt no seu Plano de Saúde, onde é indicado o valor de comparticipação e qual a documentação necessária para o envio. Os restantes atos clínicos são reembolsados de acordo com a tabela em vigor para os prestadores convencionados.
22 - Qual é o limite para apresentação de despesas de saúde para reembolso?
O pedido de reembolso deverá dar entrada na Médis, no prazo máximo de 120 dias a contar da data de emissão do respetivo recibo.
23 – O que são condicionalismos?
Para que se considerem abrangidos pelo seu Plano de Saúde, alguns atos ou serviços médicos necessitam de pré-autorização da Direção Clínica Médis. Os condicionalismos podem ser de diversas ordens, poderá consultar a informação em www.ctt.medis.pt ou através da Linha Médis CTT. Lembramos que a comparticipação pode estar dependente de pedido de autorização prévio, pelo que aconselhamos a consulta das “Regras e Condicionalismos Especiais” do seu Plano de Saúde antes de realizar qualquer serviço. Qualquer dúvida, contacte os serviços de atendimento Linha Médis CTT através dos nºs 21 845 88 99 / 808 918 899 ou através do site www.ctt.medis.pt.
24 - IRS
Para Informações sobre IRS, deve contactar o Gabinete de Apoio ao Beneficiário dos CTT, pelo e-mail gabinete.beneficiario@ctt.pt ou através do 800 210 010.
25 - Informação sobre os extratos de beneficiários
Para informações sobre extratos ou formas de pagamento dos encargos contacte o gabinete de Apoio ao Beneficiário dos CTT, pelo email gabinete.beneficiario@ctt.pt ou através do nº 800 210 010.
26 - Quais os contactos para qualquer assunto relacionado com o meu Plano de Saúde?
Para tratar com total segurança, comodidade e rapidez dos assuntos relacionados com o seu Plano de Saúde pode optar por:
1 - Visitar o site www.ctt.medis.pt e na área de Beneficiários, poderá aceder a um conjunto de serviços que a Médis lhe disponibiliza sobre o seu Plano de Saúde.
  • O meu perfil onde pode:
    • Alterar password
    • Escolher o seu Médico Assistente Médis
    • Alterar alguns dos seus dados pessoais (telefone e email)
  • O meu Plano de Saúde
  • Utilização
    • Visualizar os movimentos dos atos médicos realizados
  • Pedidos
    • Registar online as despesas para comparticipação
    • Pedir uma 2ª via do Cartão de Beneficiário
    • Acompanhar os pedidos de Pré-autorização (exames, internamentos, parto…)
    • Esclarecimentos/reclamações
  • Impressos
2 - Contactar a Linha Médis CTT 21 845 88 99 / 808 918 899 - Linha administrativa das 8h às 20h
27 - O que é o serviço médico domiciliário (SMD)?
O SMD é um serviço independente do Plano de Saúde dos CTT e que engloba consultas e enfermagem domiciliárias com ampla cobertura a nível nacional.
As principais vantagens são:
  • Assistência Médica Domiciliária disponível 24h por dia, 365 dias por ano;
  • Enfermagem Domiciliária disponível 24h por dia, 365 dias por ano;
  • Cobertura em todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas.
O SMD depende de inscrição prévia por parte do beneficiário do Plano de Saúde dos CTT mas pode também ser acionado por um beneficiário não inscrito.
28 - Como aderir ao SMD?

Para aderir a este serviço, deverá formalizar essa intenção junto da Médis.
Para inscrição no SMD o beneficiário titular deverá preencher e assinar uma ficha de adesão que está disponível no site www.ctt.medis.pt ou contacte a Linha Médis CTT 21 845 88 99 / 808 918 899 e quando for atendido por um comunicador, diga que pretende aderir ao Serviço Médico Domiciliário. A ficha de adesão ao SMD, após preenchida e assinada, deverá ser enviada para o email rede@medis.pt. Caso não tenha possibilidade de adquirir a ficha de adesão pelo site, no contato com a linha solicite-a via correio e após o seu preenchimento envie para:

    Médis
    Edifício Tejo, Praça do Príncipe Perfeito 2
    Piso 0, Pólo dos correios
    1990-278 Lisboa
29 - Qual o custo de adesão/manutenção do SMD?
A adesão ao serviço é de caracter facultativo. No caso de adesão ao serviço, o beneficiário titular suporta uma quota mensal de 0,4% do Rendimento Mínimo Mensal Garantido (RMMG), que neste momento tem um valor mensal de 2,23€, que lhe é cobrado via vencimento ou pensão, pelos CTT. O pagamento desta quota permite também o acesso ao serviço por parte do seu agregado familiar desde que os membros que o constituem se encontrem inscritos como beneficiários do Plano de Saúde CTT.
30 - Como utilizar o SMD?
O serviço é disponibilizado aos beneficiários do Plano de Saúde, sempre que o beneficiário titular tenha previamente solicitado a adesão ao mesmo.
É também disponibilizado a qualquer beneficiário do Plano de Saúde, bem como a qualquer membro do seu agregado familiar, sem necessidade de qualquer adesão, mediante o pagamento direto, por ato, ao prestador de serviço médico domiciliário, de acordo com o serviço de saúde solicitado.
Se pretender solicitar a deslocação de um médico ao domicílio, ligue para a Linha Médis CTT em 21 845 88 99 / 808 918 899 e marque a opção 3.
31 - Qual o custo de utilização do SMD?
Os valores praticados na utilização deste serviço (consultas médicas e enfermagem), variam se o beneficiário for aderente ou não, assim como se os familiares são ou não beneficiários do Plano de Saúde. Se o beneficiário aderiu ao serviço, o valor suportado pelo beneficiário e pelos membros do agregado familiar que são beneficiários do Plano de Saúde CTT é de 4,00€, por ato praticado, no caso de assistência médica domiciliária e de 3,00€, no caso de enfermagem domiciliária. Este valor é deduzido pelos CTT no vencimento ou pensão do beneficiário titular, e nada é pago diretamente no ato médico. No caso de um membro do agregado familiar que não se encontre inscrito no Plano de Saúde ou no caso de um beneficiário do Plano de Saúde que não tenha aderido previamente ao SMD, o valor por ato praticado será de 49,00€, no caso de assistência médica domiciliaria, e de 30,00€, no caso de enfermagem domiciliária.
32 - Rede de Saúde & Bem-estar
Com o cartão de Beneficiário poderá usufruir de descontos em mais de 800 parceiros com quem a Médis tem negociado benefícios especiais. Consulte todos os prestadores desta rede em www.ctt.medis.pt. Selecione o menu “Guia de Serviços /Rede de Saúde & Bem- Estar” e escolha o serviço que pretende. De seguida, digite o código postal ou escolha uma das Cidades ou Concelhos da lista. Em caso de dúvida poderá contactar a Linha Médis CTT através dos números 21 845 88 99 / 808 918 899. Para ter acesso aos descontos exclusivos, deve identificar-se com o seu Cartão de Beneficiário.
33 - 2ª Opinião
A Médis disponibiliza o serviço de 2ª opinião médica que garante o parecer de um especialista da Clínica Universitária de Navarra sempre que necessite confirmar um diagnóstico e o seu tratamento. Consulte a lista de situações não abrangidas na página específica, no menu "Sistema de Saúde", em www.ctt.medis.pt. Poderá acionar o serviço através da Linha Médis CTT 21 845 88 99 / 808 918 899.
34 - Subsídio de Hospitalização
A Médis coloca à disposição dos beneficiários CTT um Subsídio de Hospitalização que garante o pagamento de um subsídio diário a partir do décimo dia de hospitalização. Consulte a lista de situações não abrangidas na página específica, no menu "Sistema de Saúde", em em www.ctt.medis.pt. Poderá saber as condições através da Linha Médis CTT ou em www.ctt.medis.pt