2017.11.05

Veganismo: mitos, verdades e conselhos

Conheça os principais mitos sobre a alimentação vegana e ainda  algumas sugestões de refeições saudáveis e saborosas sem produtos de origem animal.

O conceito de veganismo surge em 1944, criado por Donald Watson e nesse mesmo ano foi fundada a Vegan Society. Passados 50 anos foi instituído o Dia Mundial do Veganismo. Com o passar dos anos, este tipo de regime tem reunido fãs ao mesmo ritmo que crescem mitos à volta da alimentação vegana. Saiba o que é o veganismo e quais as opções para quem opta por excluir os produtos de origem animal da dieta.

O que é o veganismo?

Veganismo é, segundo a Associação Vegetariana Portuguesa, uma opção alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne e todos os produtos alimentares de origem animal como laticínios, ovos ou mel.

A Vegan Society vai mais longe e define o veganismo como uma forma de viver que procura excluir, “todas as formas de exploração e crueldade com animais, alimentação, roupas ou qualquer outro objetivo”.

Ambas as organizações apontam esta alternativa alimentar como tendo muitas opções e sendo bastante saudável. Uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal tem sido relacionada com hábitos saudáveis com muitos benefícios para a saúde. Um estudo feito pela Harvard Medical School confirma a existência de uma boa relação entre o consumo elevado de frutas e vegetais e uma redução do risco de doenças crónicas. 

Os veganos só comem alface?

Trata-se de uma observação frequente acerca da alimentação vegetariana e vegana. Mas não tem de ser assim. Para os que não incluem produtos de origem animal no seu menu, existem variadíssimas opções que, nutricionalmente falando, são suficientemente completas, desmistificando assim o mito que afirma que os veganos não consomem proteína.

A Associação Vegetariana Portuguesa afirma que as opções são várias e incluem outros produtos que não apenas legumes, como por exemplo salsichas  e almôndegas de soja, hambúrgueres de tofu, bolonhesa de lentilhas, frutos oleaginosos,  leites vegetais,  sendo que o limite é a imaginação.

Conselhos de alimentação vegana

Quando alguém opta por um estilo de alimentação sem produtos de origem animal, tem de fazer escolhas e encontrar substitutos para alguns produtos. Para fazer um bolo, por exemplo, pode usar maçã, cenoura ou courgette, em puré, ou ainda substituir o ovo por sementes de linhaça, adicionando um pouco de água.

Substituir o leite de vaca é também relativamente fácil, uma vez que existe uma vasta oferta de bebidas vegetais com propriedades benéficas para o organismo. Pode usar leite de soja, leite de arroz, leite de aveia, leite de coco ou leite de amêndoas. Peixe e carne: os veganos têm alternativas para compensar a proteína. Tofu, lentilhas, cereais, linhaça e quinoa são bons substitutos. Os cogumelos conseguem também ser boas alternativas em termos nutritivos e até de sabor. A soja, pode ser consumida em forma de bife ou granulada, e é considerada um alimento completo em termos proteicos, com todos os aminoácidos essenciais.


Mais Artigos