Glossário

AcidenteNo contexto de seguro de saúde, os acidentes envolvendo a pessoa segura estão cobertos desde o primeiro momento do contrato de seguro, não obrigando ao cumprimento de períodos de carência.Acto médicoDesignação atribuída a cada acto praticado pelo prestador de cuidados de saúde, podendo na mesma sessão ser cumpridos mais do que um acto médico. AmbulatórioCobertura que dá acesso a consultas de clínica geral e de especialidade, bem como a pequenas cirurgias realizados em consultório.AutorizaçãoAs grandes intervenções cirúrgicas e alguns exames complementares de diagnóstico podem requerer uma autorização prévia por parte da seguradora. A pessoa segura deverá aguardar autorização da companhia de seguros e só depois submeter-se à intervenção.
Cartão MédisCartão personalizado que identifica cada pessoa segura e que deve ser apresentado por esta sempre que aceder a um prestador de cuidados de saúde da rede convencionada.CoberturaDesignação atribuída a cada uma das protecções subscritas na apólice de seguro de saúde. Ex: internamento, ambulatório.ComparticipaçãoParte da despesa em actos médicos assegurada pela companhia de seguros. Varia consoante for accionada dentro ou fora da rede convencionada. Co-pagamentoValor que fica a cargo da Pessoa segura por cada acto ou conjunto de actos médicos, nos termos estipulados nas Condições particulares ou no Certificado Individual.
EspecialidadeÁrea técnica da medicina vocacionada para o tratamento de um conjunto restrito de doenças. Ex: Dermatologia para doenças de pele, Oftalmologia para doenças dos olhos.Exame Complementar de DiagnósticoExame prescrito por médico para auxiliar no diagnóstico da doença ou avaliação de eficiência de tratamento. Ex: Raio-X, TAC
FraccionamentoPossibilidade de divisão do prémio anual de seguro em diversas fracções, a liquidar pelo tomador de seguro ao longo do ano.FranquiaImportância que, em caso de sinistro, fica a cargo da Pessoa segura, em função da cobertura e do capital, e cujo montante é estipulado nas Condições particulares ou no Certificado Individual.
InternamentoCobertura que inclui hospitalização e intervenção cirúrgica. Necessita de autorização prévia por parte da seguradora.
Limite de CapitalPlafond anual definido na apólice para cada cobertura subscrita.
Managed CareRegime que permite à pessoa segura aceder a uma rede convencionada de prestadores de cuidados de saúde, beneficiando desde logo da comparticipação prevista na apólice, após liquidado o respectivo co-pagamento.
Período de CarênciaPeríodo definido previamente pela seguradora em que o contrato de seguro já está em vigor, mas em que o segurado ainda não pode usufruir dos benefícios contratados. Pode variar consoante a cobertura. Não se aplica em caso de acidente.Pessoa SeguraDesignação atribuída a cada membro do agregado familiar coberto na apólice de seguro de saúde. Plano de saúdePacote de coberturas subscritas pelo tomados de seguro, dentro do conjunto de pacotes disponibilizados pela seguradora. Prémio de seguroValor a liquidar anualmente pelo tomador de seguro para assegurar a validade do contrato de seguro. É calculado em função do plano de saúde subscrito e da idade das pessoas seguras. PrestadorMédico ou entidade colectiva que presta cuidados de saúde. Próteses e OrtótesesDispositivos ou aparelhos que corrigem alterações de órgãos do corpo humano.
Rede ConvencionadaConjunto de prestadores de cuidados de saúde que estabeleceu uma parceria com a companhia de seguros, ao abrigo da qual está disponível para receber as pessoas seguras dessa companhia, cobrando apenas à pessoa segura um co-pagamento previamente definido pela companhia. Rede MédisConjunto de prestadores de cuidados de saúde convencionados com a Médis a quem todas as pessoas seguras na companhia poderão recorrer em regime de “managed care”. ReembolsoRegime que permite à pessoa segura recorrer a um prestador de cuidados de saúde fora da rede convencionada e ser reembolsado de uma parte do valor pago, na percentagem definida na apólice.
Terminal MédisDispositivo presente em cada prestador de cuidados de saúde onde é inserido o Cartão Médis da pessoa segura, facilitando a comunicação directa, a facturação e o pagamento dos actos médicos praticados.Tomador de SeguroSubscritor da apólice, a quem é cobrado o prémio anual do seguro de saúde. O tomador de seguro pode incluir outros membros do seu agregado familiar na mesma apólice.