Perguntas Frequentes

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Esclareça todas as dúvidas sobre o seu Seguro de Saúde Médis. Veja aqui as perguntas mais frequentes e obtenha as respostas que precisa.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​


Plano de Saúde Médis
  • Um seguro de saúde é caro?Open or Close

    Muitos são aqueles que nunca pensaram em ter um seguro de saúde, mas os tempos mudaram e a acessibilidade à saúde já não é o que era.

    Ter um seguro de saúde é, mais do que nunca, a decisão que o vai deixar protegido. Por isso, conheça o Plano de Saúde Médis, as vantagens que este proporciona e deixe que a Médis cuide de si. A partir de € 9 por mês, no Plano de Saúde Médis encontrará ao seu dispor 3 opções base às quais poderá adicionar coberturas opcionais, adequando-as às suas necessidades de proteção em cuidados de saúde e da sua família, bem como ao seu orçamento familiar.

  • Com o Plano de Saúde Médis posso ir ao estrangeiro tratar um problema de saúde?Open or Close

    Sim, se subscrever a Opção 3 do Plano de Saúde Médis terá acesso à Rede Internacional da Médis que conta com Hospitais de reconhecido prestígio internacional: a Clínica Universitária de Navarra, o Barcelona Centro Médico em Espanha, o Johns Hopkins nos EUA e o Deutsches Herzzentrum Berlin na Alemanha. Para além disto, a Médis oferece- lhe ainda a cobertura de Doenças Graves que lhe dá acesso, no caso de surgimento de uma doença grave a unidades hospitalares a nível mundial, financiando as despesas que tiver de suportar com diagnósticos, tratamentos, serviços ou prescrições médicas consideradas clinicamente necessárias, até ao limite máximo de um milhão de Euros.

    Se subscrever as Opções 1 e 2 terá acesso a 15% de desconto nas Consultas e Meios Complementares de Diagnóstico na Clínica Universitária de Navarra, em Espanha. As prestações ao abrigo desta cobertura são válidas apenas nos Prestadores fora do território nacional. São consideradas como Doenças Graves, ao abrigo desta cobertura, as patologias constantes nas Condições Gerais.

  • Quais os procedimentos que devo efetuar para tratar de um problema de saúde no estrangeiro?Open or Close

    As deslocações ao estrangeiro no âmbito da Cobertura Internacional (disponível na Opção 3) terão de ser antecipadamente autorizadas pela Médis, exceto em caso de acidente ou doença súbita em viagem ocasional. Nas deslocações à Clínica Universitária de Navarra, ao Barcelona Centro Médico (Espanha), ao Deutsches Herzzentrum Berlin (Alemanha) e ao Johns Hopkins (EUA) é assegurado um acompanhamento especializado desde o aeroporto até ao regresso a Portugal, por colaboradores locais preparados para lidar com as necessidades específicas dos nossos Clientes.

    É ainda assegurado pela Médis o serviço de marcação da viagem no transporte mais adequado. Na Clínica Universitária de Navarra (Espanha), em caso de internamento, fica ainda garantido à Pessoa Segura e Acompanhante o financiamento das despesas de deslocação relativas a viagens de avião (classe económica), de comboio ou de automóvel (inclui apenas as despesas de combustível, portagens e estadia de uma noite na ida e outra no regresso).

    A Médis assegurará o pagamento direto, ou seja, regularizará as despesas efetuadas pelos Clientes diretamente com a instituição escolhida. Apenas haverá pagamento por parte do Cliente no caso de ser ultrapassado o limite anual por Pessoa Segura.

  • Como proceder para marcar uma consulta?Open or Close

    As consultas com o Médico Assistente Médis ou com um Médico de Cuidados de Saúde Primários (Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia- Obstetrícia, Medicina Dentária e Oftalmologia) deverão ser marcadas diretamente para o consultório do médico. A marcação de consulta para outros Especialistas tem de ser previamente referenciada pelo Médico Assistente Médis ou por um Médico de Cuidados Primários (Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia Estomatologia e Oftalmologia) ou pelos próprios Médicos Especialistas se for uma consulta de seguimento.

  • Quais os procedimentos que devo efetuar para a marcação de Meios Complementares de Diagnóstico (exames)?Open or Close

    Os seguintes Meios Complementares de Diagnóstico requerem pré-autorização por parte da Médis: Medicina Nuclear Diagnóstica e Terapêutica, Cardiologia de Intervenção, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Vascular Invasivos, Ressonância Magnética, Serviços Especiais de Neurofisiologia (Exames EEG Topográficos com potenciais evocados e estudos do sono), ERA, Electrococleografia, Respostas do Tronco Cerebral, Respostas Semi-Precoces, Respostas Auditivas Corticais, Posturografia, Videonistagmografia, Polisonografia, Exames de Genética, Histerosalpingografia e Amniocentese. Os restantes Meios Complementares de Diagnóstico (RX, Ecografias, Análises ao Sangue, por exemplo) poderão ser marcados diretamente junto da entidade onde os pretende realizar.

  • O que significa Referenciação?Open or Close

    Significa o encaminhamento para o especialista da Rede adequado à situação clínica identificada, criando-se autorização para a realização da consulta. Esta referenciação pode ser efetuada pelo Médico Assistente Médis ou através dos enfermeiros da Linha Médis, após triagem clínica da situação de Saúde apresentada. Atos clínicos que necessitam de referenciação: Consultas de Especialidade.

  • O que significa uma Pré- Autorização?Open or Close

    Significa que se torna necessário obter autorização prévia a um internamento, à realização de alguns exames ou tratamentos, de modo a garantir o devido financiamento pela Médis. O Médico Assistente Médis deverá fornecer a informação necessária através do Impresso de Informação Clínica (IIC) que deverá ser remetido à Médis via eletrónica ou por fax para a Direção Clínica da Médis, através do fax n.º 21 0053847.

    Nos casos em que o Médico não pertence à Rede Médis deverá solicitar, através da Linha Médis, um Impresso para que o mesmo forneça a referida informação. Para obter informação detalhada sobre as situações para as quais será necessário obter esta autorização, basta contactar a Linha Médis.

  • Se um Especialista encaminhar-me para outra especialidade terei de voltar a pedir uma nova referenciação ao Médico Assistente
    Médis ou ao Médico de Cuidados de Saúde Primários da Rede?Open or Close

    Não. A referenciação para outra especialidade é criada pelo Médico que efetuou a consulta.

  • Quando o Médico Assistente Médis ou um Médico de Cuidados de Saúde Primários referencia-me para uma especialidade, posso
    escolher o especialista?Open or Close

    O Médico pode aconselhar, mas o Cliente tem total liberdade para escolher o Médico da Rede Médis dessa especialidade que entender.

  • Se não pedir ou não tiver a referenciação, poderei ir à consulta de especialidade?Open or Close

    Sim. Mas pagará a totalidade dos valores acordados entre a Médis e o Prestador e depois deverá apresentar a despesa para ser reembolsado em 35%. As idas ao especialista fora da Rede Médis não carecem de referenciação e o Cliente será reembolsado em 35%.

  • Se for um Médico de Cuidados de Saúde Primários fora da Rede Médis ou um Centro de Saúde a encaminhar-me para uma
    especialidade, terei de recorrer ao Médico Assistente Médis ou outro Médico de Cuidados Primários para obter a referenciação?Open or Close

    Sim. Para a 1ª consulta de especialidade é necessário obter a referenciação por parte do Médico Assistente Médis. É por isso que é bastante importante que todos os Clientes marquem uma primeira consulta com o seu Médico Assistente Médis, pois a partir desta primeira consulta vão permitir que o Médico conheça o seu historial clínico, tornando-se mais fácil a obtenção de referenciações futuras e a circulação no Sistema Médis.

  • Quando se esgotam os plafonds, continuo a ter algum benefício?Open or Close

    Sim, pagará os preços acordados com os Prestadores que fazem parte da Rede Médis. Basta para tal que se identifique como Cliente Médis, apresentando o seu Cartão.

  • O que significa um Copagamento?Open or Close

    Um copagamento é o montante suportado pelo cliente do custo da consulta/ exame efetuado em regime de ambulatório ou hospitalização.

  • Se for internado num Hospital fora da Rede Médis e não estando em condições de ser transportado, a Médis comparticipa como
    se fosse da Rede?Open or Close

    Neste caso, só haverá lugar a financiamento se for uma situação de risco de vida em que o Cliente é encaminhado para uma unidade hospitalar não pertencente à Rede, sem qualquer possibilidade de avisar a Médis.
    Esta situação terá de ser confirmada por relatório clínico posterior.

  • Quais os procedimento a ter numa situação de emergência?Open or Close

    Em caso de emergência deverá imediatamente ligar para o 112. Assim que possível deverá contactar a Linha Médis.

  • O Plano de Saúde Médis tem cobertura de Estomatologia (Medicina Dentária)?Open or Close

    Sim. As Opções 2 e 3 incluem a cobertura opcional de Estomatologia, ou seja, é uma cobertura que não é de contratação obrigatória, mas que o Cliente subscreve se assim o entender.

    Mesmo que não subscreva esta cobertura, poderá sempre beneficiar de preços especiais acordados entre a Médis e os seus Prestadores e sem limite de capital, o que lhe permite consultar um dentista da Rede Médis sempre que necessitar, em condições bastante vantajosas.

  • No caso de ter apenas a cobertura de Hospitalização, tenho alguns benefícios em regime de ambulatório?Open or Close

    Embora não haja, nesse caso, financiamento pela Médis, pode beneficiar dos preços convencionados com a Rede de Prestadores Médis.

  • A Médis comparticipa Psicologia?Open or Close

    As prestações decorrentes de assistência de psicologia, consultas ou tratamentos de psicanálise, hipnose e terapia do sono, não estão abrangidas, mas os Clientes Médis podem usufruir de preços preferenciais nos Psicólogos que fazem parte da Rede Complementar de Saúde & Bem-estar da Médis, bastando para tal que apresentem o seu Cartão Médis.

  • Quais as vantagens de recorrer à Rede Médis?Open or Close

    A garantia de qualidade, amplitude e eficiência de uma Rede de Prestadores de Cuidados de Saúde rigorosamente selecionada, associada às vantagens da sua utilização: o custo acessível, a comparticipação e o pagamento de apenas uma parte do valor do ato médico (copagamento) aconselha e justifica a sua utilização.

  • A Médis comparticipa Acupuntura?Open or Close

    Não são suscetíveis de comparticipação quaisquer despesas com tratamentos de acupuntura, nem consultas e tratamentos de hidroterapia, medicina complementar, homeopatia, osteopatia e quiropatia ou práticas semelhantes, bem como quaisquer atos médicos ou terapêuticos que não sejam reconhecidos pela Ordem dos Médicos portuguesa. No entanto, os Clientes Médis podem beneficiar de preços vantajosos em osteopatia e acupuntura, no âmbito da Rede Complementar de Saúde & Bem-estar da Médis. Basta apresentar o seu Cartão Médis.

  • Como é que me posso registar no website Médis?Open or Close

    É atribuído um pré-registo automático a todos os novos Clientes, bastando posteriormente seguir as indicações incluídas na carta que recebe juntamente com o seu Cartão Médis, de forma a efetuar a ativação desse registo.

    No caso de não ter recebido o pré-registo, deve aceder a www.medis.pt, entrar no módulo "Clientes e escolher a opção "Registar- se".

    Após ler e aceitar as Condições de Acesso ao Site Médis, deverá carregar no botão "OK" localizado no fundo da página. Finalmente, basta preencher os campos de acordo com as instruções que acompanham o formulário.

  • O que é o serviço de 2ª Opinião?Open or Close

    O serviço de 2ª opinião médica garante o parecer de um especialista da Clínica Universitária de Navarra sempre que necessite confirmar um diagnóstico e o seu tratamento, nas situações previstas nas condições contratuais do Plano de Saúde.

    É um serviço acompanhado pela Linha Médis e no qual, após o envio do resultado, o especialista responsável pela 2ª opinião realiza um contacto para resolver qualquer dúvida ou questão sobre a informação enviada. Para este serviço não presencial terá a possibilidade de aceder ao seu historial médico e ao resultado da 2ª opinião via web.

  • Como posso encontrar a declaração da Médis com a informação das minhas despesas para o IRS?Open or Close

    Se aceder à sua área privada, no menu “Efetuar Pedidos”, entrando em “Declaração de IRS” poderá visualizar e imprimir a informação das suas despesas.

  • Plano de Saúde Médis Vintage


  • O que são as Opções Médis Vintage e Médis Vintage Plus?Open or Close

    São duas opções do Plano de Saúde Médis destinadas a Clientes com idades compreendidas entre os 55 e os 75 anos. Se se preocupa em ter uma proteção adequada em cuidados de saúde que lhe permita o acesso a uma assistência médica de qualidade, colocando à sua disposição médicos e hospitais privados de prestígio, este seguro é para si.

  • O que caracteriza estas 2 novas opções?Open or Clos

    São opções que podem ser subscritas de forma simples e rápida, não sendo necessária a realização de exames médicos ou o preenchimento de Questionários Clínicos.

    Não cessando por motivos de idade, as Opções Médis Vintage e Médis Vintage Plus permitem o acesso a um conjunto de coberturas que valorizam a proteção da sua saúde: para além das coberturas de Assistência Hospitalar e Assistência Ambulatória, poderá beneficiar de amplos serviços de Assistência ao Domicílio em caso de dependência de terceira pessoa na sequência de internamento, como sejam serviços de limpeza e higiene pessoal, serviços de alimentação, serviços de fisioterapia e enfermagem. Encontrará igualmente disponível a cobertura de 2ª Opinião, que lhe permite, quando haja dúvidas quanto a um diagnóstico relativo a determinadas doenças graves, recorrer à opinião de especialistas da Clínica Universitária de Navarra.

    A Opção Médis Vintage Plus inclui também uma cobertura de Doenças Graves, com capital de um Milhão de euros. Esta cobertura dá- lhe acesso, no caso de doença grave (cancro, patologias que impliquem cirurgia intracraniana, bypass coronário, substituição de válvulas cardíacas e transplante de órgãos), a especialistas e unidades hospitalares de prestígio a nível mundial.

  • Com que idade posso subscrever as Opções Médis Vintage e Médis Vintage Plus?Open or Close

    A partir dos 55 anos e até aos 75 anos de idade.

  • Para subscrever as Opções Médis Vintage e Médis Vintage Plus tenho de realizar exames médicos?Open or Close

    Não. A subscrição destas 2 opções é muito fácil, não sendo necessário preencher Questionários Clínicos ou realizar Exames Médicos.

  • Em que idade terminam estas 2 opções?Open or Close

    As Opções Médis Vintage e Médis Vintage Plus não têm idade limite de permanência: podem ser subscritas entre os 55 e os 75 anos, não cessando por motivos de idade..

  • Que vantagens tenho em subscrever estas opções?Open or Close

    Ao subscrever as Opções Médis Vintage e Médis Vintage Plus acederá ao Sistema Integrado de Prestação de Cuidados de Saúde que a Médis tem para lhe oferecer. Destacamos:

    • Rede Médis: mais de 6.000 Médicos de todas as especialidades, 90 Hospitais, 600 Clínicas, 50 Serviços de Urgência ou de Atendimento Permanente e 1.500 Centros de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica para assegurar que, onde quer que esteja, pode sempre contar com a Rede Médis;
    • Cartão Médis: cartão personalizado que o identifica e lhe dá acesso aos profissionais e serviços que compõem a Rede Médis;
    • Linha Médis: atendimento telefónico especializado disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, onde Enfermeiros prestam um serviço permanente de informação, aconselhamento e encaminhamento em cuidados de saúde, de modo simples e acessível, sob supervisão médica.
    • Médico Assistente Médis: um médico especialista em Medicina Geral e Familiar ou em Medicina Interna, que está disponível para o acompanhar, pessoalmente ou por telemóvel;
    • Presença Médis em Hospitais: nos Hospitais CUF Infante Santo, CUF Descobertas e Hospital dos Lusíadas, pode contar com um espaço físico próprio, disponível 24h por dia;
    • Rede de Saúde & Bem-estar: com o Cartão Médis beneficia de descontos em entidades que têm acordos com a Médis, como Health & Fitness Clubs, Termas, Óticas (Multiópticas, Optivisão, InstitutÓptico e Conselheiros da Visão), Prestadores de Cuidados Domiciliários, Serviço de Enfermagem, Psicologia Clínica, Terapia da Fala, Transportes Especializados e Estética.

  • O que inclui a cobertura de Assistência ao Domicílio?Open or Close

    Numa situação de dependência de terceira pessoa após internamento, garante diferentes serviços de assistência, desde Fisioterapia e Enfermagem, Serviços de Limpeza e Higiene Pessoal e Serviços de Alimentação. E se tiver crianças menores de 13 anos a seu cargo (ex: netos), os Serviços de BabySitter e de Transporte Especializado serão muito úteis.

  • O que é o serviço de 2ª Opinião?Open or Close

    O serviço de 2ª opinião médica garante o parecer de um especialista da Clínica Universitária de Navarra sempre que necessite confirmar um diagnóstico e o seu tratamento, nas situações previstas nas condições contratuais do Plano de Saúde.

    É um serviço acompanhado pela Linha Médis e no qual, após o envio do resultado, o especialista responsável pela 2ª opinião realiza um contacto para resolver qualquer dúvida ou questão sobre a informação enviada. Para este serviço não presencial terá a possibilidade de aceder ao seu historial médico e ao resultado da 2ª opinião via web.

  • Como é que me posso registar no site Médis?Open or Close

    É atribuído um pré-registo automático a todos os novos Clientes, bastando posteriormente seguir as indicações incluídas na carta que recebe juntamente com o seu Cartão Médis, de forma a efetuar a ativação desse registo. No caso de não ter recebido o pré-registo, deve aceder a www.medis.pt, entrar no módulo "Clientes e escolher a opção "Registar- se".

    Após ler e aceitar as Condições de Acesso ao Site Médis, deverá carregar no botão "OK" localizado no fundo da página. Finalmente, basta preencher os campos de acordo com as instruções que acompanham o formulário..

  • Como posso encontrar a declaração da Médis com a informação das minhas despesas para o IRS?Open or Close

    Se aceder à sua área privada, no menu “Efetuar Pedidos”, entrando em “Declaração de IRS” poderá visualizar e imprimir a informação das suas despesas.

Tem Dúvidas?
Nós ligamos
Medis Call