2017.09.03

O escritório perfeito: Como proteger a saúde no trabalho

​Por mais moderno e agradável que possa ser o seu local de trabalho, passar o dia sentado diante de um computador tem consequências físicas. Dor lombar, cervical, tendinite ou problemas venosos são comuns em quem trabalha à secretária. Outro problema crescente é a síndrome da visão de computador, o efeito do uso continuado da tecnologia na saúde ocular. Além de ser mais exigente ler no ecrã, pestaneja-se menos. Em média, os olhos pestanejam 22 vezes por minuto, um valor que passa a 15 na leitura e pode chegar a cinco vezes por minuto ao computador, alerta a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). A falta de lubrificação origina o olho seco, cujos sintomas incluem ardor, lacrimejo, visão dupla ou desfocada e sensação de areia. A boa notícia é que é possível prevenir estes e outros problemas. Veja como e melhore a sua saúde no trabalho.

Secretária

A sua companheira diária é a secretária, mas permitirá a postura adequada? A superfície de trabalho deve ser ampla e a distância a que se senta permitir que tenha o tronco, cabeça e membros numa postura direita, natural e sem esforço. A cadeira deve ser regulável, com encosto à altura do ombro e apoio de braços. Regule o assento ligeiramente abaixo da altura da perna para permitir uma flexão em ângulo reto. Uma almofada pode ainda ajudar a proteger a zona lombar.
Conselho Mantenha os pés completamente apoiados no solo. Se necessário coloque um apoio para os pés debaixo da secretária.

Computador

Para que a sua ferramenta principal de trabalho não se torne um problema para a sua saúde, certifique-se de que está bem posicionada. O topo do ecrã deve estar à altura dos olhos e a uma distância de 50 centímetros. Se usa um computador portátil coloque-o sobre uma base própria que garanta a altura certa do ecrã. Escolha um tapete para o rato com apoio para o pulso e se necessário a um teclado externo para assegurar que mantém a postura correta, alinhada com o tronco.
Conselho Para proteger a sua visão, a cada 20 minutos passados diante do ecrã descanse os olhos focando um objeto a 20 metros por 20 minutos, recomenda a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

Luz e ambiente
 
A luz natural é benéfica, mas certifique-se de que está sentado no sítio certo. Ter a luz refletida no ecrã ou ver o brilho atrás do ecrã dificulta a visualização. Se incidir lateralmente pode também provocar fadiga pelo que o ideal é manter uma linha de visão paralela à janela, explica o Manual de Ergoftalmologia da SPO. A luz artificial deve estar no teto e ser homogénea. Trabalhar em ambientes pouco iluminados é desaconselhado. A temperatura ambiente deve ser agradável e manter os níveis de humidade para evitar a desidratação e secura das mucosas, associada a problemas visuais e respiratórios. Beba água várias vezes por dia.
Conselho Se trabalha em ambientes com ar condicionado e/ou usa lentes de contacto o risco de secura ocular é maior. Reforce os cuidados e aplique um colírio lubrificante duas a três vezes por dia (sob supervisão médica).

Saúde no trabalho = boas rotinas
 
Permanecer várias horas sentado e executar gestos repetitivos, por exemplo no uso do rato ou touch pad dos computadores portáteis, pode estar na origem de tendinites, dores musculares ou articulares. Diversifique o seu dia, alternando as tarefas. Muito esquecidos, mas igualmente importantes, os membros inferiores também sofrem com a imobilidade que afeta a circulação sanguínea. Evite longos períodos sentado ou de pernas cruzadas. Quando estiver sentada faça movimentos circulares com os pés, recomenda a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Conselho Levante-se regularmente e faça algumas tarefas de pé (falar ao telefone por exemplo). Aproveite a hora de almoço para se exercitar com um passeio ao ar livre.

A presença de tensão muscular no pescoço, dores nos ombros, coluna e pernas, problemas articulares nos braços, mãos e punhos pode ser indício de má postura. Veja o que pode melhorar no seu posto de trabalho e na persistência dos sintomas fale com o seu médico.


Mais Artigos