2017.06.05

Primeiros Socorros: Em férias prevenir é o melhor remédio

Férias são sinónimo de viagem, liberdade, aventura e ar livre. Um cenário positivo e ansiado durante todo o ano mas que pode comportar alguns riscos. Preparar-se para as situações mais comuns – mal-estar, indisposição, pequenas lesões - é uma precaução que pode aliviar muito stress durante as férias. Este ano, inclua na sua bagagem um pequeno kit de primeiros socorros. Apontamos os utensílios e medicamentos essenciais para que passe umas férias sem sobressaltos.

Primeiros socorros :: campo & praia

Viver mais ao ar livre implica necessariamente proteção solar. Assim não se esqueça de colocar na bagagem um creme com filtro solar mínimo de 30, bem como chapéu e óculos de sol para toda a família (bebé incluído). Leve um creme para queimaduras solares, para fazer face a algum incidente. O repelente de insetos, em spray ou roll-on, é outro item indispensável, sobretudo se o campo ou o campismo estão na lista de atividades previstas. Um elemento indispensável é a pomada para as picadas de insetos, não só para acalmar a comichão mas também o inchaço. Instaure o chinelo como calçado obrigatório (mesmo no duche) para evitar o aparecimento de micoses. Pelo sim e pelo não, leve uma pomada antifúngica no seu kit de primeiros socorros.

Outras paragens

Se o seu destino de férias é exótico, informe-se previamente das condições sanitárias existentes e dos cuidados a ter no local. Faça uma consulta de Medicina do Viajante, onde será informado das vacinas necessárias e outras recomendações. Usar apenas água engarrafada é o mais indicado na maioria dos casos, mas existem também pastilhas que permitem purificar a água para beber. Inclua na sua lista de primeiros socorros medicamentos antiácidos e para a diarreia, para precaver alguma situação de mal-estar digestivo. Leve consigo toalhetes ou gel desinfetante para permitir lavar as mãos sempre que necessário.

Utensílios básicos

No seu estojo de viagem existem utensílios que podem revelar-se preciosos em caso de imprevisto. É o caso da pinça, pensos rápidos, antisséptico local (em loção ou toalhitas), pequenas compressas esterilizadas, soro fisiológico em unidoses e do termómetro. Caso viaje de avião coloque este tipo de objetos sempre na bagagem de porão, uma vez que existem restrições aos transporte de objetos cortantes e líquidos em bagagem de mão.

Primeiros socorros: medicamentos essenciais

Febre, dores ou alergias são problemas que podem ocorrer mesmo nas férias. O paracetamol é uma presença indispensável para resolver os dois primeiros sintomas. No caso das alergias deverá optar por antihistamínico (obrigatório na bagagem se tem propensão para alergias). Pastilhas para a garganta ou estômago podem ser também boas aliadas em caso de mal-estar. Se viaja com crianças certifique-se de que tem este tipo de medicamentos nas dosagens indicadas para a idade. Recorde-se que, por exemplo, a maioria das pastilhas para a garganta para adulto contém anti-inflamatórios e não devem ser tomadas na infância.

Documentos indispensáveis

Se sofre de alguma patologia crónica, alergia, está grávida ou deve tomar fármacos específicos durante este período peça ao seu médico uma receita com os medicamentos de que irá precisar. Junte também uma declaração com os dados da medicação que costuma tomar, que refira a dosagem, posologia e princípios ativos dos fármacos (noutros países a designação comercial do fármaco pode ser diferente). Como recomenda a Direção Geral da Saúde, deve prever "toda a medicação que esteja a fazer para doenças preexistentes, em quantidade necessária para uma vez e meia o tempo da estadia, para poder fazer face a alguma emergência."

Cuidados extra

Mantenha os produtos do seu kit de primeiros socorros na embalagem original e sempre com o folheto informativo. Guarde-o numa bolsa fechada na mala principal, longe do alcance das crianças. Ao viajar de avião, leve a medicação habitual e respetiva declaração explicativa na bagagem de mão. Por exemplo, se é diabética deverá levar a insulina na bagagem de mão, para evitar eventuais danos devido às baixas temperaturas do porão. Recorde-se que o seu estojo de saúde deverá ajudá-lo a lidar com as situações mais comuns, mas perante sintomas graves ou persistentes não hesite em contactar o médico.

Se tem problemas de ouvidos nas viagens de avião, use um spray descongestionante nasal. Aplicando antes de embarcar, alivia o mal-estar.


Mais Artigos