2017.05.04

Deixe de fumar: ganhe anos de vida


Pronto para voltar a ter 20 anos? Deixe de fumar e veja o que muda no seu corpo a partir do momento em que apaga o cigarro

que se deixar de fumar aos 30 anos, acrescenta mais uma década à sua esperança de vida? E que a cada ano que passa sem fumar o risco de doenças cardiovasculares e de cancro vai diminuindo até ficar igual ao de um não fumador? O relógio começou a contar e bastam uns minutos para notar os benefícios. Apague o cigarro e veja o acontece no seu corpo.

Parar, porquê?

Fumar faz mal e não há outra forma de impedir que o cigarro prejudique a sua saúde e a de quem o rodeia senão apagá-lo. O tabaco é responsável pela morte de seis milhões de pessoas por dia, alerta a Organização Mundial da Saúde no comunicado sobre o Dia Mundial Sem Tabaco, que se celebra a 31 de maio. Não há um número cigarros considerado seguro, já que cada um contém mais de sete mil químicos que afetam todo o organismo – as artérias, o pulmão e até o cérebro ou a audição. O fumo do tabaco aumenta o risco de cancro, doenças respiratórias e cardiovasculares também em fumadores passivos. A contagem decrescente vai começar.

20 minutos: Os batimentos cardíacos e a tensão arterial descem para níveis normais.

8 horas: Os níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue reduzem para metade, permitindo ao oxigénio recuperar os valores normais. Gradualmente todo o organismo melhora, como a pele, o cabelo, dentes e unhas que recuperam vitalidade com a redução dos níveis de nicotina.

48 horas: A tensão arterial é estabilizada. Melhora o paladar e o olfato recupera sensibilidade. Ganhará uma nova perceção dos aromas e dos sabores dos alimentos.

72 horas: Começa a notar melhorias na respiração. A maior oxigenação do organismo contribui para o bem-estar, a concentração, memória e o aspeto físico. À medida que o tempo passa a pele recupera a luminosidade original (o tabaco afeta a produção de colagénio e agrava o envelhecimento cutâneo).

2 a 12 semanas O corpo começa a regenerar-se. A circulação melhora, os pulmões libertam-se das substâncias nocivas e a função respiratória aumenta. Na segunda ou terceira semana terá mais facilidade em caminhar e em praticar desporto, sem perder o fôlego.

1 a 9 meses: A tosse e a sensação de falta de ar diminuem. Os problemas respiratórios atenuam-se e a função pulmonar aumenta cerca de dez por cento. Vai sentir-se mais enérgico.

1 ano: O risco de doença cardiovascular é metade do estimado para uma pessoa que continua a fumar. As doenças cardiovasculares são duas a quatro vezes mais frequentes nos fumadores, alerta a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

2 a 5 anos O risco de AVC diminui para o valor idêntico ao de uma pessoa não fumadora.

5 anos O risco de cancro da boca, garganta, esófago e bexiga desce 50%.

10 anos O risco de cancro do pulmão reduz para metade. Diminui também o risco de cancro do colo do útero e pâncreas.

15 anos O risco de doença cardiovascular é idêntico ao de um não fumador.

Deixar de fumar tem impacto na vida sexual e fertilidade, uma vez que o tabaco interfere de forma negativa no desempenho sexual e na probabilidade de engravidar, tanto nos homens como nas mulheres.

Em Portugal, o consumo de tabaco atinge cerca de 20 a 26% da população, sobretudo os homens, revelam dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia.


Mais Artigos