2017.09.01

Sabe quais são os benefícios da massagem?

Massagem terapêutica. O termo surge cada vez mais associado à saúde e os benefícios da massagem são reconhecidos. Esta abordagem revela-se positiva num número crescente de situações clínicas, do foro físico ao mental. Até para os bebés nascidos prematuramente. Segundo uma meta-análise que avaliou 23 estudos sobre o uso desta terapia em bebés internados, a massagem pode contribuir para o bom funcionamento gástrico, o desenvolvimento neurológico e cerebral, e reduz a duração do internamento e alivia o stress associado. Destacamos outros cinco benefícios desta abordagem.

1. Reduz o stress
Imediato e cumulativo. É assim que alguns investigadores classificam os benefícios da massagem. Estima-se que reduz a rigidez muscular, a ansiedade, o stress e melhora a circulação e respiração. Mas o seu efeito pode prolongar-se por vários dias, revela a pesquisa. De acordo com outro estudo, realizado em enfermeiras no local de trabalho, bastam 15 minutos de massagem por semana para diminuir os sintomas associados ao stress.

2. Melhora o sono
Uma equipa da Universidade de Warwick analisou vários estudos sobre os benefícios da massagem, envolvendo no total cerca de 600 bebés com menos de seis meses. Conclusão: O grupo que recebeu massagem chorava menos, dormia melhor e apresentava níveis de cortisol (hormona do stress) mais baixos. Também nos adultos a massagem tem sido associada a uma boa noite de sono, sendo até recomendada antes de deitar para atenuar a dor.

3. Alivia a dor crónica
A massagem favorece a circulação sanguínea, alivia a tensão muscular, a inflamação e promove a libertação de endorfinas, associadas ao bem-estar. Na dor crónica nas costas, pescoço e articulações proporciona um alívio da dor que pode prolongar-se durante meses, revela estudo citado pela Arthritis Foundation. Numa das pesquisas que avaliou casos de artrite da mão e do pulso, bastaram 15 minutos por dia para reduzir a dor e a ansiedade e contribuir para melhorar a função motora. Em patologias como a fibromialgia, esta abordagem está também indicada para alívios dos sintomas o que reforça os benefícios da massagem em termos de saúde.

4. Estimula a circulação sanguínea
Inúmeros estudos apontam os benefícios da massagem para a recuperação muscular após o exercício. Esta tem também uma ação preventiva na doença venosa. A Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular recomenda massajar as pernas regularmente. Por exemplo, ao aplicar o hidratante após o duche diário, faça movimentos ascendentes para promover a circulação sanguínea nos membros inferiores.

5. Não custa nada
De acordo com a Arthritis Foundation fazer uma massagem a si próprio traz benefícios e poucos riscos. Além de aliviar uma dor localizada, este é um hábito diário que promove o bem-estar geral e potencia os resultados das sessões de massagem terapêutica. Inclua a “automassagem” no seu dia a dia.

Regras essenciais Antes de experimentar uma massagem informe-se com o seu médico, sobretudo se sofre de  patologia - dor crónica, osteoporose, cancro, varizes, entre outros – está a fazer um tratamento ou foi submetido a cirurgia. Se está grávida, verifique se a massagem está adaptada à sua condição e que produtos serão usados. Alguns cremes e óleos essenciais são desaconselhados na gravidez. Recorra a terapeutas credenciados e recorde-se que a massagem não deve ser dolorosa nem provocar desconforto. Se isso acontecer alerte o terapeuta. A pressão excessiva ou má manipulação podem ser prejudiciais.

Sabia que uma massagem aos pés (combinada com terapia cognitivo comportamental) contribui para reduzir os níveis de stress em mulheres de meia idade? A conclusão é de uma pesquisa de investigadores sul-coreanos.


Mais Artigos