2017.08.10

Animais de estimação: Os aliados da sua saúde

Chegar a casa após um dia stressante de trabalho e ser recebido pela alegria de um animal de estimação tem um efeito relaxante que, a longo prazo, pode prevenir diversas doenças. Da saúde cardiovascular ao equilíbrio mental, provamos-lhe como os animais de estimação podem ser os aliados do seu bem-estar, hoje e no futuro.

Mais felicidade

Dizer que a presença dos animais no nosso dia a dia traz felicidade é um fenómeno visível, mas que a ciência tem fundamentado. A pesquisa da Universidade do Missouri-Columbia, demonstrou que cuidar, acariciar ou brincar com animais desperta uma reação hormonal no organismo dos humanos, ajudando a combater a ansiedade e a depressão. O estudo, que envolveu veteranos de guerra norte-americanos, comprovou que a interação com animais estimula a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que propiciam a sensação de prazer e felicidade.

Animais de estimação, menos solidão

Um animal de estimação ajuda a combater a sensação de isolamento e solidão, sobretudo, em crianças e pessoas mais idosas. Publicado no Journal of Personality and Social Psychology, um estudo alargado da Universidade de Miami revela que o contacto com animais estimula o sentimento de pertença e preenche vazios sociais, incluindo nas pessoas mais tímidas. A pesquisa comparativa estudou vários grupos de pessoas com animais ou sem eles e concluiu que quem tem uma mascote é mais feliz, confiante e menos solitário.

Coração em forma

Se o exercício é um dos melhores aliados da saúde cardiovascular, ter um animal de estimação pode ser a chave para combater os hábitos sedentários. A American Heart Association apresenta vários estudos que evidenciam que as pessoas com cães têm um menor risco de doença cardiovascular exatamente pelo aumento da atividade física. A outra vantagem verificada é a diminuição da pressão arterial provocada pelo efeito relaxante do contacto com o animal. Uma investigação do National Institutes of Health demonstrou ainda que a presença de animais pode prevenir a repetição de acidentes cardíacos.

Sistema imunitário forte

Os dados sobre a relação entre o contacto com animais na infância e o desenvolvimento do sistema imunitário têm sido contraditórios. Contudo, um estudo divulgado no jornal Pediatrics concluiu que as crianças que contactam com cães ou gatos no primeiro ano de vida tendem a ficar mais resistentes a constipações, alergias e asma. A proximidade a animais ajuda a desenvolver o sistema imunitário das crianças em idade precoce, diz a pesquisa.

Até um aquário com peixes pode fazer a diferença. Um estudo realizado nos Estados Unidos, com doentes com Alzheimer revelou que ao fazerem as refeições junto a um aquário, os pacientes alimentavam-se melhor e necessitavam de tomar menos suplementos.

 


Mais Artigos