2017.06.09

Alimentos que hidratam: saiba identifica-los

 

Nos Estados Unidos, estima-se que 22% da água ingerida provém da alimentação, um valor que será superior na Europa, devido ao maior consumo de fruta e vegetais, afirmam especialistas em Nutrição da Universidade da Carolina do Norte. A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Participa nas reações metabólicas, transporta os nutrientes, ajuda a eliminar os resíduos e a zelar pelo equilíbrio dos órgãos – o desempenho do coração, a elasticidade da pele, entre outros – e mantém a temperatura corporal, uma boa gestão do peso e até o bom humor. Razões de sobra para não se esquecer deste poderoso elixir.

Poder transparente

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água e, em certos órgãos, esse valor é ainda superior, como por exemplo no cérebro (80%), pelo que em caso de desidratação é comum sentir-se cansaço ou dor de cabeça. Beber entre um litro e meio e dois litros de água por dia, são as recomendações para os adultos (sexo feminino e masculino, respetivamente) da Direção Geral de Saúde, mas o que come também pode dar uma ajuda.

Alimentos que hidratam: Comida refrescante

A vantagem dos alimentos ricos em água é que têm a capacidade de hidratar e de aumentar, em simultâneo, o aporte de vitaminas e minerais, sem adicionar muitas calorias. O leite ou iogurte são ricos em água, contudo os dois grupos de alimentos que lideram em poder hidratante são a fruta e os legumes. Reunimos aqui os mais hidratantes de todos, ou seja cujo teor em água é superior a 80% e apontamos vantagens e sugestões.

Melancia

Este fruto lidera o ranking com os seus 94% de água, aliado ao teor em vitamina C, potássio e licopeno (superior ao do tomate). É uma boa opção para levar para a praia ou consumir em dias de calor.

Morango

Contém 90% de água e é rico em vitamina C e ácido fólico. Em vez de açúcar ou natas, adicione algumas gotas de limão para realçar o sabor. Combinado com iogurte é uma boa opção para um pequeno-almoço nutritivo.

Kiwi

Além dos 84% de água tem um teor elevado de vitamina C, betacaroteno e fibra. Inclua-o em saladas de fruta ou legumes ou coma uma peça logo pela manhã para ganhar vitalidade.

Uva

Seja branca ou tinta, contém cerca de 80 % de água. É também rica em fibra e antioxidantes e muito prática de transportar. Contudo, deve ser consumida com alguma moderação devido ao teor em açúcar.

Brócolos

Com 92% de água e um leque vasto de minerais (cálcio, potássio, ferro) e vitaminas (A, C e várias do grupo B), este é um alimento saudável por natureza e pobre em calorias. Pode ser consumido em saladas, de preferência cozinhado ao vapor por pouco tempo para manter as propriedades e textura.

Pepino

Ingrediente perfeito em saladas de verão, pode também ser consumido aos palitos com molho de iogurte ou sopa fria. Contém 95% de água, para além de minerais e vitaminas. Combina na perfeição com tomate (94% de água).

Alface

A leveza desta verdura indica que é um alimento hidratante. O teor em água pode diferir, segundo a variedade, mas situa-se sempre acima dos 90%. (por exemplo a iceberg chega aos 96%). Ideal como base para saladas compostas, em sanduíches ou como acompanhamento (metade do prato).

Cogumelo

Rico em aminoácidos, fibra e antioxidantes, o cogumelo destaca-se também pelo elevado teor em proteína (3g por 100g, no cogumelo branco) e pela água, que integra 93% da sua composição. É um alimento pouco calórico que pode tornar saladas ou pratos mais nutritivos e saborosos.

Para obter o máximo benefício dos alimentos consuma-os na época certa e crus. No caso da fruta prefira a peça ao sumo. Quanto aos legumes cozinhar ao vapor ou grelhar mantém o sabor e nutrientes.


Mais Artigos