COMPREENDI
Mais Médis Saúde e Medicina

Proteja-se da gastroenterite em 6 passos

Atualizado a 18 julho 2017

Nos meses quentes de verão é mais comum

Vírus, bactérias e parasitas são os principais responsáveis pela gastroenterite, infeção do aparelho digestivo cujos incómodos sintomas podem quebrar a tranquilidade das férias.

Os meses quentes de verão, seja pelas temperaturas elevadas, refeições fora de casa ou viagens ao estrangeiro são propícios a este tipo de problema, em adultos e crianças.

Para que passe este verão sem imprevistos, identifique os riscos e siga as recomendações que reunimos para si e para a sua família.

Gastroenterite: principais causas

Segundo o relatório da OMS relativo ao período entre 2007 e 2015, citado pelo Instituto Ricardo Jorge, os norovírus são os principais responsáveis por doenças diarreicas, contabilizando 15 milhões de casos na Europa.

São microrganismos altamente contagiosos e transmitem-se via oral e fecal, através de água e superfícies contaminadas ou alimentos contaminados ou mal cozinhados.

Além dos vírus, a lista das causas de gastroenterite inclui as bactérias, como a Salmonella e E. coli, transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados (ou cuja preparação e/ou conservação é insuficiente) e pelo contacto com a pessoa infetada.

E por último, os parasitas intestinais, mais comuns na infância, sobretudo em ambiente escolar (creche).

Dica

Os doces ou salgados vendidos nas praias ou na rua são desaconselhados, pois além de favorecerem a desidratação podem não estar conservados nas melhores condições.

Relacionados

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar