COMPREENDI
Mais Médis Saúde e Medicina

Antibióticos: da descoberta às superbactérias

18 novembro 2018

Dia Europeu do Antibiótico

Os antibióticos são um grupo de medicamentos usado para tratar infeções causadas por bactérias, não sendo eficazes no tratamento de infeções virais, como por exemplo a vulgar gripe.
Foi em 1928 que o jovem médico Alexander Fleming descobriu por acidente o primeiro antibiótico, a penicilina. Foi provavelmente a descoberta mais marcante da medicina. Pela primeira vez fomos capazes de vencer a “luta” contra bactérias causadoras de infeções, que eram na época a principal causa de morte.

Dica

Existem algumas atitudes simples que devemos respeitar para tentar evitar que este problema de saúde pública continue a tomar esta dimensão:

• Não utilize antibióticos sem serem prescritos pelo seu médico e apenas para infeções bacterianas;
• Respeite a duração do tratamento e não páre de tomar mesmo que se sinta melhor;
• Não tome antibióticos que restaram de tratamentos prévios;
• Não guarde sobras de antibióticos em casa. Se sobrar entregue na farmácia;
• Não se sinta mal tratado se o seu médico não prescrever antibióticos. Eles não tratam tudo, apenas infeções bacterianas. Não se esqueça que as infeções virais não cedem ao tratamento antibiótico e que se os tomarmos só aumentamos as resistências.

Ironia do destino, se achávamos que tínhamos descoberto a solução das infeções bacterianas, agora, pelo nosso próprio erro, estamos a chegar à era pós-antibiótico e praticamente já não temos antibióticos adequados para as tratar.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar