image
COMPREENDI
image;
voltar Saúde e Medicina

Antibióticos: contra as infeções bacterianas

Atualizado a 19 novembro 2019

Quando se fala em antibióticos, todo o cuidado é pouco. Há duas premissas que deve ter em mente: os antibióticos têm regras e não as cumprir pode ser perigoso para a sua saúde. Mal tomados, os antibióticos podem causar intoxicações e criar resistências bacterianas graves. O uso incorreto de antibióticos pode mesmo desenvolver riscos para a saúde pública.

A história dos antibióticos está intrinsecamente ligada à história da humanidade. Quando Alexander Fleming descobriu a penicilina, em 1928, revolucionou a medicina. Esta descoberta valeu-lhe o Prémio Nobel da Medicina, em 1945, tendo contribuído para o aumento da esperança de vida.

As bactérias e as suas mutações criam um verdadeiro desafio para a medicina atual. Uma bactéria que se torne resistente a um determinado antibiótico, em vez de morrer, multiplica-se. Esta é uma luta da medicina contra a resistência bacteriana, que pode ser simplificada com prescrições adequadas e com tomas responsáveis.

Dica

Se alguma vez teve uma reação adversa a um antibiótico derivado da penicilina, pode não ser alérgico à penicilina. De acordo com algumas estatísticas, um em cada 10 pacientes diz-se alérgico à penicilina, quando cerca de 90% dessas pessoas não o são de facto.

Por outro lado, a alergia à penicilina pode desaparecer com o tempo. Se teve alguma vez uma reação adversa, alerte o seu médico e caso esteja indicado poderá fazer um teste cutâneo, por exemplo, para verificar se realmente é ou não alérgico.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar