image
image
DESCARREGAR QUESTIONÁRIO
CONSULTE AS RESPOSTAS QUE NOS ENVIOU AO PREENCHER O QUESTIONÁRIO MÉDICO DO SEGURO DE SAÚDE MÉDIS.

Enviamos um codigo para o numero xxxxxx
Por favor, insira o código no campo abaixo

image;
voltar Saúde Mental

“Neste momento, muitos portugueses estão em sofrimento psicológico”

Atualizado a 21 março 2023

De acordo com as estatísticas pré-pandemia de COVID-19, um em cada cinco portugueses sofria de um problema do foro mental, sendo Portugal o segundo país europeu com maior prevalência de problemas deste tipo. “São números preocupantes que, provavelmente, estão hoje agravados”, comenta Tiago Pereira, membro da Direção da Ordem dos Psicólogos, que acrescenta: “Neste momento, muitos portugueses estão em sofrimento psicológico.”

Este cenário tem, segundo Tiago Pereira, um contexto ambivalente. Se, por um lado, vivemos numa sociedade com mais literacia, recursos, terapêuticas, que nos oferece melhores oportunidades de bem-estar, por outro, e sobretudo nos países mais desenvolvidos, “também é a sociedade que nos confronta com fatores de stress que são mais significativos” e que trazem “muita incerteza e necessidade de adaptação constante”, prejudiciais à preservação da saúde mental.

O psicólogo adverte que, enquanto cidadãos, familiares, amigos, vizinhos, todos devemos estar mais sensíveis às questões de saúde mental e atentos ao que se passa com as pessoas que estão ao nosso redor. Como diz Tiago Pereira, a resposta para estes problemas não deve ser apenas “a ajuda profissional dentro de um gabinete. Ela tem de estar antes”, por isso, todos, enquanto pessoas e organizações, temos um papel fundamental nesta matéria.

Estas e outras recomendações podem ser encontradas no podcast “Faz Bem à Saúde” dedicado ao tema “Doença mental: conhecer e prevenir”, com o convidado Tiago Pereira, membro da Direção da Ordem dos Psicólogos.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar