COMPREENDI
Mais Médis Saúde e Medicina

Tudo o que quis saber sobre o bruxismo

Atualizado a 23 outubro 2018

A maior parte das pessoas aperta e range os dentes. Este é um comportamento que, na grande parte dos casos, não acarreta qualquer tipo de problema. No entanto, se persistir de forma regular, pode desgastar os dentes e toda a musculatura da mandíbula.

As causas do bruxismo podem ser variadas e ocorrer durante o sono ou em vigília. Por isso, há que despistar as diferenças entre cada caso, para adotar a estratégia certa para cada pessoa.

O que é o bruxismo?

É um distúrbio de movimento involuntário, caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, onde é aplicada força excessiva na musculatura mastigatória, provocando um desgaste dos dentes.

A sua causa é devida a múltiplos fatores, podendo ocorrer durante o dia, como durante a noite. Neste último caso é considerada um sintoma de perturbação do sono, estando associado a outros sintomas como o ressonar ou a apneia do sono.

Em consequência podem ocorrer danos não só à estrutura dentária mas também à estrutura de suporte à mastigação. E se, por um lado, o bruxismo dito “leve” pode não vir a necessitar de tratamento médico, existem casos em que a degradação dos dentes atinge tal nível que necessita de intervenção terapêutica e/ou comportamental.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar