image
COMPREENDI
image
Mais Médis Saúde e Medicina

Osteoporose: Da prevenção ao tratamento

Atualizado a 19 outubro 2018

Dia Mundial da Osteoporose (20 de outubro)

Com o objetivo de consciencializar a população para a importância da prevenção de uma doença que atinge cerca de 500 mil portugueses, esta data foi fundada em 1996 pela International Osteoporosis Foundation.

Este dia é também um bom pretexto para ficar a conhecer as causas, os fatores de risco e métodos de diagnóstico desta doença metabólica que é um dos grandes problemas de saúde pública mundial.

Diagnóstico

Resulta da observação clínica ou por via de exames complementares como radiografias, análises sanguíneas ou a densitometria óssea (DEXA).

Este último exame é fundamental na avaliação da doença pois permite medir a densidade do osso. Além disso, é também fundamental para encontrar terapêuticas para minimizar os efeitos da doença.

Tratamento

Por norma, são prescritos medicamentos que vão atuar em diferentes mecanismos do metabolismo ósseo, sendo que isso depende do diagnóstico.
A maioria inibe a reabsorção/perda óssea, enquanto outros estimulam a sua formação. Existe ainda uma terceira abordagem que inclui fármacos que atuam sobre ambos os mecanismos.

Como complemento, pode ser recomendada a suplementação de cálcio e vitamina D, seja através de medicação, pela alimentação ou exposição à luz solar.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar