image
image;
voltar Saúde e Medicina

Medir a glicemia para controlar a diabetes

Atualizado a 14 maio 2021

Controlar a diabetes significa manter os níveis de glicose no sangue dentro dos valores definidos pelo endocrinologista. Assim, medir a glicemia é muito importante, pois permite avaliar o equilíbrio da diabetes e tomar medidas caso seja necessário. O médico irá aconselhar o doente em relação aos momentos e à frequência com que deverá medir o valor de açúcar no sangue.

É fundamental ter um aparelho para medir a glicose no sangue, para saber identificar a hipoglicemia que ocorre quando a quantidade de açúcar no sangue está muito baixa e também a hiperglicemia, quando o açúcar está muito alto.

Para medir a glicose no sangue, pode-se usar um glicosímetro, um pequeno aparelho que indica a quantidade de açúcar no sangue naquele exato momento. Para tal, o diabético deve retirar uma gota de sangue com a agulha do picador (aparelho semelhante a uma caneta), molhar a tira medidora de glicose nessa gota de sangue, introduzir a parte respetiva no leitor e verificar o resultado que aparece na tela.

Existe também uma solução para medir a glicemia que dispensa as picadas nos dedos. Trata-se do sistema de monitorização contínua da glicose (MCG), um dispositivo constituído por um sensor redondo descartável (deve ser mudado a cada 14 dias) que é instalado na parte de trás do braço e que faz a medição dos níveis de glicose de forma automática. Os dados recolhidos pelo sensor são interpretados por um leitor dos níveis de glicose.

 

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar