image
COMPREENDI
image
voltar Saúde e Medicina

Incontinência urinária: saiba porque afeta mais as mulheres

Atualizado a 05 abril 2018

Dia da Incontinência Urinária
(14 março)

Definida pela Associação Portuguesa de Urologia como “uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina”, a incontinência urinária afeta 1 em cada 5 portugueses com mais de 40 anos, sendo que apenas 10% recorre ao médico.

Para sensibilizar a população para esta patologia, que atinge principalmente mulheres, comemora-se o Dia da Incontinência Urinária. Entre os objetivos está o alerta para os impactos negativos na qualidade de vida, pessoal e profissional, assim como a identificação dos sintomas, os tratamentos associados e as formas de a prevenção.

Prevenir a incontinência urinária

Ainda que nem sempre seja possível prevenir a incontinência urinária, existem algumas estratégias que diminuem o risco de incidência.

Assim, recomenda-se uma dieta equilibrada e saudável, evitando alimentos que promovem a irritação da bexiga, principalmente os mais ácidos.

Por outro lado, recomenda-se a ingestão de fibras que previnem a obstipação, uma das causas de incontinência urinária.

Em relação aos hábitos de vida, recomenda-se a moderação do consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, sendo o tabagismo altamente prejudicial.

Alguns estudos referem ainda a importância da criação de uma rotina de realização regular de atividades física como os exercícios de Kegel que trabalham o pavimento pélvico.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar