Dia Mundial da Hepatite
(28 de julho)
O fígado é um órgão do sistema digestivo bastante importante no nosso organismo. Tem como principais funções a participação na digestão, produção e armazenamento de substâncias essenciais ao organismo e desintoxicação.
O termo hepatite refere-se a uma inflamação do fígado. Esta patologia é frequentemente causada por infeções virais, mas podem existir outras causas como a hepatite autoimune ou a tóxica, secundária a medicamentos, drogas, toxinas ou álcool. A hepatite autoimune ocorre quando existe uma falha no sistema imunitário e o organismo produz erradamente anticorpos contra o tecido hepático.
Existem 5 tipos de hepatites virais: hepatites A, B, C, D e E, cada uma delas provocada por vírus diferentes, designados como vírus da hepatite A, B, C, D ou E. A hepatite A é sempre uma doença aguda a curto prazo, enquanto as hepatites B, C e D têm maior probabilidade de se tornarem contínuas e crónicas. A hepatite E é geralmente aguda, e pode ser particularmente perigosa em mulheres grávidas.
Sinais e sintomas de hepatite
Em muitos casos a hepatite pode não ter manifestações sintomáticas. Os sintomas podem não ocorrer até que os danos afetem a função hepática.
Quando ocorrem, sobretudo nas formas agudas, os sintomas incluem: fadiga, perda de apetite, perda de peso, peles e olhos amarelados (icterícia), urina escura, fezes claras e dores abdominais.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.