image
COMPREENDI
image
voltar Saúde e Medicina

Está a ver bem? Conheça os problemas de visão mais comuns.

Atualizado a 15 dezembro 2017

Atuar atempadamente é a chave

Tenha a sua saúde visual debaixo de olho: os problemas de visão são uma realidade para grande parte da população. A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, 253 milhões de pessoas vivam com algum tipo de défice visual.

No nosso país, o panorama não é mais animador. Segundo a Direção-Geral da Saúde, cerca de metade da população portuguesa sofre de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira.

Mas há boas notícias: atuar atempadamente é a chave para reverter este cenário. Afinal, mais de 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou tratadas, garante ainda a OMS. Prevenir e detetar precocemente é possível: há que conhecer os principais problemas de visão e fazer check-ups com alguma regularidade.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia recomenda a realização de um exame oftalmológico a todas as crianças antes da entrada para a escola. Nos adultos saudáveis, o despiste deve ocorrer pelo menos uma vez entre os 20 e os 40 anos e, a partir daí, a cada dois anos. Pessoas diabéticas ou com outros fatores de risco devem ser examinadas uma vez por ano.

Para não perder de vista o bem-estar dos seus olhos, saiba quais as doenças oculares mais comuns e os sintomas a que deve estar atento.

Relacionados

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar