Emoções e coração: qual é a sua ligação? Já todos sentimos o coração a bater desenfreadamente quando vemos aquela pessoa especial. A sensação de que parece que ele nos vai sair pela boca quando recebemos uma notícia menos boa também é comum.
Afinal, estarão emoções e coração relacionados ou será apenas uma metáfora herdada do mundo da poesia? Já diz o povo: “Olhos que não veem, coração que não sente”. Será que o coração sente, afinal, as emoções?
Cuide do seu coração
Nem sempre conseguimos controlar as nossas emoções. E para que elas não ponham em causa o bem-estar do nosso coração, existem algumas técnicas que podem ajudar a colocar-nos em contacto com o nosso próprio corpo e a nossa própria mente.
Meditar é uma das soluções. Sentir gratidão por algo ou alguém de forma genuína também pode ajudar. Relembrar um momento no qual se sentiu gratidão de forma sincera, recriando-o, pode aumentar a coerência do ritmo cardíaco, reduzir o stress emocional e, assim, melhorar a saúde. Desta forma, emoções e coração coabitam de forma saudável.
Fontes utilizadas:
PsychologyToday.com | OnlineLibrary.Wiley.com | Health.Harvard.edu | WebMD.com | HeartMath.org
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.