image
COMPREENDI
image
voltar Saúde e Medicina

Doença renal crónica: como prevenir?

Atualizado a 15 janeiro 2020

Calcula-se que a doença renal crónica afete mais de 20 mil portugueses, de acordo com declarações da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Estes números colocam Portugal como um dos países com maior taxa de incidência no mundo.

É, por isso, importante conhecer melhor esta doença, como se manifesta e como pode ser diagnosticada, assim como apostar na sua prevenção de modo a assegurar uma melhor qualidade de vida aos doentes.

A doença renal crónica caracteriza-se pela degradação lenta e irreversível da função renal. Esse mau funcionamento faz com que os rins percam a capacidade de filtrar resíduos e excesso de fluidos do sangue que deveriam ser eliminados na urina. Nesses casos, a corrente sanguínea acaba por reter substâncias metabólicas tóxicas.

Como prevenir?

Algumas estratégias ajudam a reduzir o risco de doença renal crónica. Entre os principais conselhos está uma dieta pobre em gorduras e sal, controlar o peso, evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo, e fazer exercício físico com regularidade.

Por outro lado, se demonstrar alguns dos sintomas, deve consultar o seu médico no sentido de efetuar rastreios que possam despistar a doença no seu início.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar