image
COMPREENDI
image
voltar Saúde e Medicina

Diabetes: Quais os sintomas e riscos?

Atualizado a 12 novembro 2018

Dia Mundial da Diabetes
(14 novembro)

A diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis, com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge atualmente cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 sejam 642 milhões o número de pessoas afetadas pela doença. À nossa escala, Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da diabetes, a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos.

No dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da diabetes.

A diabetes mellitus é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue (glicose) são anormalmente elevados, porque o organismo não produz insulina (hormona que permite a passagem da glicose para o interior das células) suficiente para atender às suas necessidades. Quando a insulina não atua, o organismo entra em hiperglicemia (excesso de açucar no sangue) deteriorando progressivamente os vasos sanguíneos. Por esta razão, as doenças cardiovasculares como a angina de peito, o enfarte agudo do miocárdio e a morte cardíaca súbita são mais frequentes em doentes diabéticos do que na população em geral. É por isso essencial controlar de perto outros fatores de risco como o consumo de tabaco, a hipertensão e o colesterol elevado, de forma a prevenir o efeito multiplicativo dos diversos fatores de risco sobre as artérias dos diabéticos.

A diabetes é detetada quando os níveis de açúcar no sangue ultrapassam os 126mg/dL em duas ou mais medições da glicémia em jejum, ou mais de 200mg/dL numa análise em qualquer momento do dia, acompanhada de sintomas de hiperglicémia.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar