image
COMPREENDI
image
Mais Médis Saúde e Medicina

Como prevenir a hipertensão?

Atualizado a 15 maio 2018

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL (17 MAIO)

A hipertensão arterial é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo. É uma doença crónica que resulta da conjunção de causas genéticas e ambientais que originam o aumento da tensão arterial.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, afeta cerca de 26,9 por cento da população portuguesa. Tem particular incidência nas mulheres e pode dar origem a vários problemas de saúde, como insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais, enfarte do miocárdio, insuficiência renal ou perda gradual da visão.

Com vista a sensibilizar a população para a importância da prevenção e controlo desta patologia, impedindo o seu desenvolvimento, comemora-se, a 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão. Uma dieta saudável, moderada no consumo de sal, o exercício físico e a aposta no diagnóstico precoce são as recomendações.

UMA PATOLOGIA ASSINTOMÁTICA

Uma vez que se trata de uma doença “silenciosa” (não manifesta qualquer sintoma), a hipertensão arterial pode estar presente durante anos sem ser detetada.

Ainda assim, algumas pessoas revelam dores de cabeça, tonturas, falta de ar ou sangramento nasal, mas isso apenas acontece quando a hipertensão arterial já se encontra num estádio mais avançado.

TRATAMENTO

Estão definidas duas formas de intervenção para controlar ou baixar os níveis da pressão arterial. Num primeiro plano, e confirmado com o resultado de alguns estudos, seguir hábitos de vida saudáveis, sem o recurso a fármacos, ajuda a baixar os valores da pressão arterial.

A segunda linha de intervenção pressupõe a toma de medicação apenas e só sob recomendação e vigilância médica.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar