image
COMPREENDI
image
Mais Médis Saúde e Medicina

Baunilha pode melhorar ação de antibióticos

Atualizado a 27 dezembro 2018

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência aos antibióticos é uma das principais ameaças à saúde global. Pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade em qualquer latitude. As consequências vão desde o aumento da gravidade das infeções, ao aumento do número de horas de internamento hospitalar, e assim a um consequente aumento dos custos médicos associados e da morbilidade.

Neste contexto, a investigação científica tem procurado novos caminhos que levem à produção de antibióticos mais eficazes e que tragam resposta a um problema que, há medida que o tempo passa, ganha cada vez maior relevância para a saúde.

Algumas reservas, mas resultados considerados positivos

Mesmo assim, Nassos Typas, líder do departamento de investigação do LEBM, refere que mesmo esse efeito diminuído pode ser positivo. Por um lado, os antibióticos acarretam sempre uma série de danos colaterais e efeitos secundários nefastos ao organismo, uma vez que também atuam sobre células saudáveis.

No entanto, os efeitos de algumas combinações são altamente específicos e só atuam em algumas espécies bacterianas, diminuindo, assim, a ação nefasta de antibióticos com um espectro mais alargado. No futuro acredita-se que a combinação de fármacos e outras substâncias poderá reduzir drasticamente os efeitos perversos dos antibióticos em células saudáveis.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar