É possível reconhecer os sintomas do AVC? Quais são eles?
Os AVC podem manifestar-se de várias formas. De uma forma simples, em geral os sintomas dividem-se de acordo com os “5 F”:face descaída, com assimetria do rosto; diminuição de Força num braço (acompanhada ou não de diminuição de força na perna do mesmo lado); dificuldade na fala, fala arrastada, dificuldade no discurso ou discurso pouco compreensível e sem sentido; falta súbita ou alteração da visão (como visão dupla) em um ou dois olhos; e forte dor de cabeça, muito intensa e diferente do habitual.
Pode existir ainda perda de consciência, tonturas, perda ou alteração de sensibilidade num membro ou em dois membros do mesmo lado (braço e/ou perna), perda de equilíbrio e dificuldade em engolir, entre outros sintomas.
Quais são as principais consequências para a saúde após um AVC?
As consequências dependem da área do cérebro afetada (local e extensão), do tipo de AVC, da precocidade e do tipo de tratamento instituído e da sua recuperação, podendo estas ser muito diferentes.
Pode existir uma recuperação total ou quase total da perda de função ou permanecer uma incapacidade desde grau ligeiro até grave (perda de marcha, perda de fala, perda de visão, entre outras). Quando as sequelas são graves, pessoas que eram profissionalmente ativas podem ficar incapacitadas para o trabalho e até perder a sua autonomia pessoal, ficando dependentes.