image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Viaje sempre em segurança

Atualizado a 28 janeiro 2021

Gravidez: 28ª semana | 7º mês | 3º trimestre

A independência que um automóvel dá a uma pessoa é muito agradável, mas com a barriga cada vez maior é provável que vá sentindo algum desconforto e, a partir do momento em que a distância da barriga até ao volante é menor que um palmo, é mesmo aconselhável deixar de conduzir.
Até lá, se não existir nenhuma contraindicação médica, nada a obriga a desistir da sua autonomia e independência.

Importante é não se esquecer de usar o cinto de segurança da forma mais segura e adaptada ao seu estado atual, ou seja, protegendo a barriga. Assim sendo, o cinto de segurança deve ser colocado sobre o ombro, como normalmente, e posicionado entre os seios. A parte inferior deve ser posicionada abaixo da barriga. Desta forma, tanto a mãe, como o bebé, vão viajar em segurança.
E não se esqueça que o bebé estará protegido pelo líquido amniótico e pelos fortes músculos uterinos se, eventualmente, tiver necessidade de fazer alguma travagem mais brusca.

Nos transportes públicos, sejam autocarros, comboios ou barcos, existem os lugares destinados a gestantes e a pessoas com dificuldades de locomoção, por isso viaje sempre sentada, que fica menos exposta aos perigos de uma queda, e levante-se apenas quando o meio de transporte estiver parado.

Se viajar de avião, tente que lhe seja atribuído um lugar na coxia ou junto às saídas de emergência para ter mais espaço para esticar as pernas. Usar meias de compressão elástica é importante para prevenção do risco de trombose das veias dos membros inferiores. Na altura de apertar o cinto, deve colocá-lo abaixo da barriga.

Como o ambiente no avião costuma ser um pouco seco, vá ingerindo água e, se tiver oportunidade, levante-se de vez em quando e dê uns passinhos pelo corredor.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar