image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Toxoplasmose: não baixe a guarda

Atualizado a 24 janeiro 2021

Gravidez: 24ª semana | 6º mês | 2º trimestre

Não é novidade: a gravidez implica uma multiplicidade de cuidados e atitudes preventivas, especialmente no que se refere à saúde. A toxoplasmose, um tema frequente aquando da gestação, é uma infeção provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii, que produz os seus ovos no organismo dos gatos e é uma das principais preocupações de qualquer grávida. Se tiver um gato, tenha os seguintes cuidados: encarregue outra pessoa de limpar a caixa de areia; se tiver de o fazer, utilize luvas e lave muito bem as mãos; faça exames ao animal para se assegurar que não é portador da doença (se o gato fica no interior da casa e não tem o hábito de caçar, é pouco provável que esteja infetado). 

Embora na população em geral se desenvolva como uma doença ligeira, com sintomas como febre, cansaço e dores no corpo, e sem motivos para grande preocupação, a toxoplasmose pode representar graves problemas quando contraída durante a gravidez. Isto porque existe o risco de ser transmitida para o feto, podendo resultar em doença congénita se não for tratada adequadamente.

A infeção pode ocorrer através da ingestão de alimentos infetados. É por isso muito importante que tenha uma atitude preventiva, evitando alimentos crus ou malcozinhados, como carne mal passada (caso aprecie carne mal passada, poderá congelá-la e cozinhá-la como gostar, uma vez que a congelação é letal para o parasita). A lavagem frequente das mãos, especialmente após contacto com o solo, alimentos crus ou vegetais não lavados, deve também ser uma das suas prioridades.

Por tudo isto, é importante que seja cuidadosa e não baixe a guarda, mas não deve deixar-se levar pelo medo. Até porque numa das consultas de pré-conceção, e ao longo da gravidez, o seu médico vai requisitar vários exames e análises ao sangue para, entre outros, avaliar a sua imunidade à toxoplasmose.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar