image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Tenha atenção às infeções urinárias

Atualizado a 01 janeiro 2021

Gravidez: 13ª semana | 3º mês | 1º trimestre

Sendo mulher já saberá que as infeções urinárias são uma condição que afeta sobretudo o sexo feminino. Provavelmente até já teve de lidar com esta situação mais do que uma vez ao longo da vida.

Agora que está grávida, as alterações hormonais e imunológicas que ocorrem neste período vão potenciar o aparecimento deste quadro clínico.

Mas, então, o que é uma infeção urinária?

Trata-se de um processo inflamatório causado por micro-organismos que podem atingir as vias urinárias inferiores, ou seja, a uretra e a bexiga. Na grande maioria dos casos é um quadro benigno, que se resolve com a terapêutica adequada, mas se não for diagnosticada e tratada precocemente, a infeção pode atingir as vias urinárias superiores, isto é, os ureteres e os rins.

Nesta, como em tantas outras situações, estar atenta aos sinais que o seu corpo dá pode ajudar a diagnosticar a infeção urinária mais cedo e a evitar os quadros clínicos mais graves.

Se sentir sintomas como dor e sensação de queimadura ao urinar, peso na bexiga ou uma vontade frequente de urinar, mas com reduzido volume de urina a cada ida à casa de banho, contacte o médico assistente para realizar uma urocultura e eventualmente iniciar um tratamento com a toma de um antibiótico.

Outros sinais, como alterações na cor e no cheiro da urina, presença de sangue na urina, febre acima dos 38ºC, náuseas e vómitos podem indicar um quadro clínico mais grave de pielonefrite (infeção renal) com provável necessidade de internamento.

Mas não fique assustada. Sendo uma situação muito frequente na gravidez, existem estratégias eficazes que ajudam a minimizar o risco de desenvolver uma infeção urinária. Para começar, tente não reter a urina por longos períodos. Nas idas à casa de banho esvazie completamente a bexiga e urine após as relações sexuais. No banho, utilize produtos íntimos de pH ácido.

Aumentar a ingestão de água funciona como forma de manter a bexiga livre de bactérias e beber, pelo menos, 1,5 litros por dia é a medida de prevenção mais acessível que vai encontrar.

Não gosta de água? Tem dificuldade em beber essa quantidade diária? Torne a ingestão de água um desafio divertido e saboroso adicionando numa garrafa de 1,5 litros um pau de canela, folhas de hortelã, frutos vermelhos. Aromatize a água com um sabor diferente todos os dias. Ao brincar com os sabores tudo se torna mais fácil.

Não deve esquecer é que a roupa também deve ajudar a manter a zona íntima arejada e, por isso, dê preferência a roupa interior de algodão e fuja das calças muito justas.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar