image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Retenção de líquidos: atenção aos sintomas

Atualizado a 01 janeiro 2021

Gravidez: 19ª semana | 5º mês | 2º trimestre

A retenção de líquidos é outro dos desconfortos típicos do avançar da gravidez. O aumento de peso, sobretudo devido ao crescimento da barriga, obriga as pernas a um esforço adicional pela dificuldade de circulação de fluidos corporais que leva muitas vezes ao aumento do cansaço e ao aparecimento de edemas na zona dos tornozelos.

Os ambientes quentes, a utilização de roupas muito apertadas ou de calçado desconfortável e ainda a presença de doenças anteriores à gestação (varizes e obesidade) são outros fatores que podem aumentar a probabilidade de retenção de líquidos.

Quando os edemas atingem as mãos, os braços ou o rosto pode ser um sinal de tensão arterial alta ou de diabetes gestacional. Neste caso, é indicada uma avaliação médica urgente.

Para evitar este desconforto e a retenção de líquidos evite permanecer muito tempo de pé ou sentada, intercalando esses períodos com breves caminhadas. Dar a volta ao quarteirão à hora de almoço ou conseguir fazer a caminhada ao fim do dia de trabalho é mais uma ajuda.

Em alguns casos pode ser útil recorrer a meias de compressão, mas deve fazê-lo sob supervisão médica.

Outros truques que ajudam na circulação de fluidos corporais é dormir com as pernas elevadas, com um travesseiro debaixo das pernas ou elevando os pés da cama, e massajar as pernas com água fria.

Evitar alimentos com demasiada adição de sal e açúcar é uma boa estratégia para tudo e a retenção de líquidos não é exceção, assim como ingerir bastante água para facilitar a eliminação do sódio e dos fluidos acumulados.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar