image
COMPREENDI
image
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Refluxo gastroesofágico em bebés e crianças

Atualizado a 20 junho 2019

O refluxo gastroesofágico é definido como a passagem involuntária do conteúdo gástrico para o esófago. É um processo fisiológico comum e transitório em bebés e crianças, ainda assim, além de desconfortável, quando muito frequente e intenso, pode ser sinónimo de dificuldades na alimentação e perda de peso. Sobretudo quando se prolonga depois de a criança completar 18 meses.

Saiba como defender o seu filho desta síndrome e conheça algumas estratégias que podem diminuir ou mesmo eliminar este problema.

Tratamento

Caso o RG se mantenha e as alterações alimentares e estratégias associadas não resolverem a situação, pode tentar-se uma abordagem à base de fármacos. Os mais comuns são os que suprimem a produção de ácido clorídrico, assim como os que neutralizam os seus efeitos.

Existem ainda medicamentos que ajudam a regularizar a dinâmica do sistema digestivo. Se estas abordagens não forem bem-sucedidas, pode ser necessário a realização de uma cirurgia que ajude a estreitar a junção entre o esófago e o estômago, diminuindo assim a possibilidade de refluxo.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar