image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Reconheça os sinais de parto

Atualizado a 01 janeiro 2021

Gravidez: 35ª semana | 8º mês | 3º trimestre

Basicamente existem três sinais de parto, que podem ocorrer numa ordem diferente de mulher para mulher.

Um desses sinais é a expulsão do rolhão mucoso, que consiste na eliminação pela vagina de uma substância gelatinosa de cor rosada ou acastanhada que pode ocorrer dias ou horas antes do parto e indica que o nascimento pode estar para breve, mas não implica uma ida imediata para a maternidade.

Outro sinal é a conhecida rutura da bolsa de águas. Devido à rutura das membranas que envolvem o bebé, o líquido amniótico – que deve ter uma aparência clara e transparente – sai de forma lenta ou mais repentina e em grande quantidade. Quando acontece, deve contactar o seu médico ou dirigir-se ao hospital onde está prevista a realização do parto. Aí sim, é sinal claro que está na hora de ir para a maternidade.

Depois, claro, existem as contrações. No início do trabalho de parto são irregulares, pouco frequentes e com um intervalo maior de tempo. Pode sentir mais ou menos o mesmo que sente durante as dores menstruais.

Podem começar por ser de 20 em 20 minutos, com o passar do tempo tornam-se mais regulares, mais intensas, com menos tempo entre elas. Passam a ser de 10 em 10 minutos e quando são de cinco em cinco minutos, com duração de um minuto e já se prolongam há uma hora – a chamada regra 511 – é sinal de que está na hora de ir para a maternidade.

O pai pode entrar em ação e ajudá-la com as técnicas de respiração que aprendeu durante o curso pré-parto e quando estiver na maternidade, é uma preciosa ajuda para o conforto psicológico e também físico ao aplicar as técnicas de massagem lombar que também aprendeu no curso.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar