A aquisição da linguagem é um processo que se aprende gradualmente, tendo cada criança o seu próprio ritmo. Algumas crianças aprendem a falar cedo e compreendem tudo o que o se lhes diz, outras podem demorar mais tempo a fazê-lo.
É normal e não é necessariamente sinónimo de que estas últimas possam ter algum atraso na linguagem. Contudo, existem sinais aos quais deve estar atento, caso esteja perante uma eventual perturbação da linguagem. Nestes casos, o melhor é procurar ajuda especializada.
Por que acontece?
As perturbações da linguagem podem ser primárias ou secundárias, “consoante se associam ou não a problemas neuro-sensoriais que não afetam diretamente os órgãos da fonação”, explica o artigo da revista Nascer e Crescer.
Existem estudos que indicam que a causa pode ser neurobiológica, dever-se a fatores genéticos ou mesmo ambientais. O défice de audição é também uma das causas para o aparecimento desta perturbação.
De entre as causas secundárias das perturbações da linguagem, as mais relevantes são:
Fontes utilizadas:
HMariaPia.Min-Saude.pt | Neuropediatria.pt | CADIn.net | ITAD.pt | ASHA.org | CADIn.net
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