COMPREENDI
Mais Médis Gravidez e Saúde Infantil

Perturbação da linguagem: como identificar?

Atualizado a 28 setembro 2018

A aquisição da linguagem é um processo que se aprende gradualmente, tendo cada criança o seu próprio ritmo. Algumas crianças aprendem a falar cedo e compreendem tudo o que o se lhes diz, outras podem demorar mais tempo a fazê-lo.

É normal e não é necessariamente sinónimo de que estas últimas possam ter algum atraso na linguagem. Contudo, existem sinais aos quais deve estar atento, caso esteja perante uma eventual perturbação da linguagem. Nestes casos, o melhor é procurar ajuda especializada.

Por que acontece?

As perturbações da linguagem podem ser primárias ou secundárias, “consoante se associam ou não a problemas neuro-sensoriais que não afetam diretamente os órgãos da fonação”, explica o artigo da revista Nascer e Crescer.

Existem estudos que indicam que a causa pode ser neurobiológica, dever-se a fatores genéticos ou mesmo ambientais. O défice de audição é também uma das causas para o aparecimento desta perturbação.

De entre as causas secundárias das perturbações da linguagem, as mais relevantes são:

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar