MATERNIDADE: 11º MÊS DO BEBÉ
E pronto, acabou-se o sossego! O vosso filho está a ganhar autonomia e já tem a melhor ferramenta para a independência: o andar.
Brincadeiras à parte, é, de facto, dos momentos mais entusiasmantes para os pais verem o filho começar a caminhar. Podem começar a preparar a câmara do telemóvel para captarem os primeiros momentos, porque a generalidade dos bebés começa a caminhar antes de completar os 12 meses, muito embora seja possível que os primeiros passos só sejam dados aos 18 meses. Mas podem também preparar-se para começarem a correr atrás dele, para impedir que faça tropelias ou que vá para longe da vossa vista.
O caminhar, e o desenvolvimento motor em geral, decorre do amadurecimento do cérebro que faz o bebé percorrer, de forma gradual, várias etapas com diferentes níveis de dificuldade. Vai ganhando força muscular e melhor coordenação ao sentar-se, ao aprender a rolar sobre si e, depois, a gatinhar. Em pouco tempo, começa a apoiar-se em adultos e móveis para ficar de pé.
Depois disso, o tempo para começar a andar não é muito, embora este progresso não se faça sem alguma frustração, alguns trambolhões e muito choro.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.