image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Passo a passo, a caminho da vida

Atualizado a 21 fevereiro 2021

MATERNIDADE: 11º MÊS DO BEBÉ

E pronto, acabou-se o sossego! O vosso filho está a ganhar autonomia e já tem a melhor ferramenta para a independência: o andar.

Brincadeiras à parte, é, de facto, dos momentos mais entusiasmantes para os pais verem o filho começar a caminhar. Podem começar a preparar a câmara do telemóvel para captarem os primeiros momentos, porque a generalidade dos bebés começa a caminhar antes de completar os 12 meses, muito embora seja possível que os primeiros passos só sejam dados aos 18 meses. Mas podem também preparar-se para começarem a correr atrás dele, para impedir que faça tropelias ou que vá para longe da vossa vista.

O caminhar, e o desenvolvimento motor em geral, decorre do amadurecimento do cérebro que faz o bebé percorrer, de forma gradual, várias etapas com diferentes níveis de dificuldade. Vai ganhando força muscular e melhor coordenação ao sentar-se, ao aprender a rolar sobre si e, depois, a gatinhar. Em pouco tempo, começa a apoiar-se em adultos e móveis para ficar de pé.

Depois disso, o tempo para começar a andar não é muito, embora este progresso não se faça sem alguma frustração, alguns trambolhões e muito choro.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar