image
COMPREENDI
image
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Parentalidade: como criar crianças mais autónomas?

Atualizado a 12 junho 2019

Todos os pais têm o seu estilo de parentalidade. Por parentalidade entende-se a educação que damos aos nossos filhos para que eles se desenvolvam de modo saudável e feliz. Nesse sentido, todos os pais querem que os seus filhos se tornem crianças autónomas, independentes e responsáveis.

Para tal, cabe aos progenitores fornecer um conjunto de ferramentas para que as crianças possam interpretar o mundo que os rodeia. Essas ferramentas, às quais também podemos chamar de “valores”, podem ser diferentes de família para família e de pessoa para pessoa. E nem sempre é fácil colocar em prática aquilo que acreditamos ser o melhor para os nossos filhos.

No entanto, existem algumas teorias que podem ajudar pais (e filhos) a perceber estratégias de parentalidade que possam fazer sentido.

Responsabilidade partilhada

No coração da questão está a consciencialização de quais são as verdadeiras responsabilidades de pais e filhos. De modo a cultivar a autonomia nas crianças, quer os pais quer os filhos devem focar-se nas suas responsabilidades e não assumir que os outros as tomem.

  • As responsabilidades dos pais devem centrar-se à volta de proporcionar aos seus filhos a oportunidade, meios e apoio para que possam atingir os seus objetivos. Isto inclui dar amor, orientação e encorajar os seus esforços. A nível prático inclui garantir que os seus filhos têm o que necessitam, como uma instrução adequada, transporte, entre outras condicionantes logísticas.
  • As responsabilidades das crianças incluem fazer o que for necessário para maximizar as oportunidades que lhes são dadas. Estas responsabilidades incluem fazer o melhor possível, serem responsáveis e disciplinadas, manterem-se empenhadas e resilientes. Além disso, devem completar todas as suas tarefas e exercícios, tirando o máximo partido da sua instrução, devendo também mostrar gratidão pelos esforços dos outros.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar