MATERNIDADE: 9.º MÊS DO BEBÉ
É das maiores inquietações dos pais: será que o nosso bebé se está a desenvolver bem?
Ter um filho saudável é o desejo de qualquer mãe e de qualquer pai e, por isso, é compreensível que se sintam ansiosos e inquietos para perceber se o bebé tem algum problema de desenvolvimento.
Contudo, é necessário ter presente que cada bebé é um ser único, tem o seu tempo muito próprio, e as comparações com outras crianças nunca são a melhor medida para avaliar o desenvolvimento do vosso filho. Sempre que tiverem uma dúvida é melhor questionarem o pediatra que explicará com pormenor o que se passa com o vosso filho.
E é importante lembrar que o desenvolvimento do bebé depende de fatores pré-natais, perinatais e pós-natais. Isto quer dizer que a saúde e o desenvolvimento do bebé depende da forma como correu a gestação, nomeadamente a saúde da mãepré-natais), depende também da forma como correu o parto (perinatais) e, claro, depende de como o bebé, após o nascimento, se adaptou ao meio onde vive, quais são os hábitos nutricionais, os cuidados de saúde, o ambiente físico e, sobretudo, emocional em que está a viver (pós-natais).
Ainda assim, mesmo com diferentes graus de evolução, fiquem a saber o que é esperado que um bebé de nove meses seja capaz de fazer.
Sinais de alarme aos nove meses
- Não se consegue sentar ou então permanece sentado e imóvel, sem procurar mudar de posição.
- Apresenta assimetrias físicas e de movimentos.
- Tem estrabismo.
- Engasga-se com facilidade.
- Não consegue agarrar com as mãos e levar objetos à boca.
- Não reage a sons e apenas vocaliza de forma monótona ou perde com facilidade a vocalização.
- É apático e não procura relacionar-se com familiares.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.