Gravidez: 1ª semana | 1º mês | 1º trimestre
Bem-vinda a esta nova aventura!
Na realidade, na chamada 1 ª semana de gravidez ainda não está grávida. Isto porque é difícil saber o exato momento em que ovulou e, por isso, quando é que foi feita a fecundação do óvulo. Assim, clinicamente foi decidido começar a contagem no primeiro dia da última menstruação.
Ainda assim, é por estes dias que começa a jornada de uma gravidez que, se tudo correr como o esperado, durará 40 semanas até ao parto. Por isso, é o momento de começar a preparar a viagem fantástica que está prestes a iniciar.
Idealmente, se for o caso de uma gravidez planeada, já deverá ter abordado com o seu ginecologista/obstetra algumas questões de saúde fundamentais para assegurar que a gravidez será tranquila e saudável, tanto para si, como para o bebé.
A começar, é bom rever o boletim de vacinas e verificar se tem em dia as vacinas contra a varicela e contra a rubéola. É importante também ter em atenção as eventuais doenças prévias que necessitem de um acompanhamento mais apertado durante a gravidez, como é o caso da diabetes, da hipertensão, dos distúrbios da tiroide (hipertiroidismo ou hipotiroidismo) ou se já ultrapassou alguma doença oncológica.
Se ainda não iniciou, esta é a altura de começar a suplementação com ácido fólico, uma vitamina do complexo B fundamental para reduzir o risco de malformações no tubo neural do bebé, como é o caso da espinha bífida. Mas tenha calma: o seu médico irá ajudá-la em todas estas questões.
Prepare-se, porque a alimentação e os hábitos de vida saudável vão estar no centro das atenções nos próximos meses. Estes são a chave para uma gravidez tranquila e sem sobressaltos de maior. É só passar a ter mais atenção no supermercado para evitar determinados alimentos – como os laticínios não pasteurizados, pelo risco de listeriose, ou determinados peixes e mariscos, pelo risco de contaminação de mercúrio. Está na hora de apostar numa dieta rica e variada e, para manter o peso sob controlo, nada melhor do que ter uma atividade física regular. Que tal convencer o pai a participar numas caminhadas ao final do dia ou nos fins de semana?
Deve evitar, claro está, o contacto com parasitas que provocam toxoplasmose – transmitidos por alimentos malcozinhados ou por mau manuseamento de fezes de gato – no caso de não ser imune e deverá esquecer por completo o tabaco e o álcool.
Dicas anotadas? Tudo pronto para caminharmos juntos pelas próximas 40 semanas?
A excitação ainda agora começou e há muito mais surpresas a caminho.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.