image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Não poupe no mimo à barriguinha

Atualizado a 17 janeiro 2021

Gravidez: 17ª semana | 4º mês | 2º trimestre

Embora a audição ainda não esteja completamente desenvolvida, o bebé já começa a ouvir os sons que rodeiam o ambiente onde a mãe está. Certamente são já muitas as conversas que teve com a sua barriga, muitos os afagos que já fez. É um gesto natural que ajuda ao vínculo entre a mãe e o bebé e que pode ser também feito pelo pai, iniciando assim uma rotina de carinho que pode ser mantida após o parto.

Além das conversas com a barriga, das festas e massagens, outros estímulos exteriores começam a ser percetíveis dentro do útero, como a música que ouve ou os exercícios que pratica e a ajudam a relaxar e a estar em conexão com o feto. Por isso, cante, conte histórias e converse com o seu bebé.

A voz da mãe exerce um efeito calmante, diminuindo a frequência cardíaca do bebé, e foi demonstrado que molda a aprendizagem auditiva, levando mais tarde o recém-nascido a reconhecer desde muito cedo a voz da mãe, que lhe transmite conforto e confiança.

A música também tem um papel importante no desenvolvimento do vínculo entre mãe e filho no período pré-natal, ajudando a estabelecer as ligações neuronais. Para além de ser igualmente um método muito eficaz para aliviar os momentos de stress que a mãe sente ao longo do dia e que acabam por passar para o bebé, a música transmite uma sensação de tranquilidade.

Escolher uma música calma, relaxante, que a deixe num estado de espírito descontraído é bom para si, que precisa de ter momentos em que esquece os problemas do dia a dia e toda a lista de preparação para receber o bebé. E também é bom para o pequeno ser que cresce dentro da sua barriga. Há até estudos a demonstrar que, depois do nascimento, o bebé reconhece esses sons que o ajudaram a relaxar dentro da barriga da mãe e acabam por acalmar quando os ouvem.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar