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voltar Gravidez e Saúde Infantil

Lembre-se sempre do exercício físico

Atualizado a 01 janeiro 2021

Gravidez: 21ª semana | 5º mês | 2º trimestre

Agora é oficial! Está na 2ª metade da gravidez. Já começa a sentir mais frequentemente o bebé a mexer, muito embora os movimentos dele ainda sejam apenas atos reflexos. À medida que as vias nervosas se desenvolvem e amadurecem é que o bebé vai ganhar mais controlo sobre as suas ações.

Já a mãe, com o aumento da barriga, começa a sentir-se cada vez mais pesada e mais cansada, verdade?

É certo que a rotina diária, com o trabalho e a preparação para receber o bebé, pode não lhe deixar muito tempo livre para as idas ao ginásio ou à piscina, mas há pequenos gestos que a ajudam a manter-se ativa, como preferir as escadas ao elevador e caminhar sempre que puder, nem que seja na pausa do almoço. São algumas hipóteses para manter o corpo em movimento.

Antes de iniciar qualquer atividade física, é imprescindível confirmar com o seu médico obstetra que não existe nenhuma restrição à prática desportiva que pretende manter ou iniciar.

Se conseguir organizar-se para praticar algum desporto, a hidroginástica é uma opção a considerar já que a água reduz o impacto dos movimentos nas articulações e, assim, o esforço é menor para realizar os exercícios. Dentro da piscina, os movimentos vão favorecer a circulação sanguínea em todo o corpo, especialmente nas pernas que tanto sofrem na fase mais adiantada da gravidez. Pelos mesmos motivos, a natação é também uma ótima opção na gravidez.

O ioga e os exercícios de pilates, pelo baixo impacto, são opções a considerar para reforçar a componente muscular e preparar o corpo para o momento do parto, já que reforçam os músculos do pavimento pélvico.

Se não conhece, pode também experimentar o Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa suave, considerada uma forma de meditação em movimento, que promove o relaxamento muscular, reduz a ansiedade, aumenta o equilíbrio e a consciência corporal.

Que tal dar um passeio de bicicleta a dois ao fim de semana para explorarem um parque bonito que exista perto de casa? Neste caso, alia a atividade física com um passeio na natureza e o namoro.

E não se esqueça que o exercício físico também ajuda a regular os ciclos de sono que, com o avançar da gestação e os movimentos do bebé a serem mais constantes, podem tornar-se mais irregulares e descontínuos durante a noite.

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