image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

E quando o bebé chega antes do fim do tempo da gestação?

Atualizado a 03 fevereiro 2021

Gravidez: 34ª semana | 8º mês | 3º trimestre

Nem toda a gravidez completa as 40 semanas, mas para ser considerado um parto prematuro é necessário que ocorra antes, entre as 24 e as 37 semanas de gravidez.

Nem sempre se consegue identificar o motivo pelo qual o parto ocorreu antes das 37 semanas. No entanto, existem alguns fatores de risco bem estabelecidos para o parto pré-termo, como alterações do colo do útero, infeções genitais e urinárias, o facto da mulher já ter tido outros partos antes do tempo e malformações uterinas ou fetais. Complicações hipertensivas, diabetes gestacional e gravidez de gémeos também aumentam o risco de prematuridade.

É por isso fundamental que esteja atenta a alguns sinais e sintomas que podem indicar o início do trabalho de parto, como contrações uterinas dolorosas com intervalos inferiores a 10 minutos e alterações do corrimento vaginal. Se sentir pressão pélvica, dores de tipo menstruais, dores lombares ou abdominais é importante que contacte o seu obstetra com urgência.

Quanto mais distantes estamos das 37 semanas, mais prováveis são as complicações associadas à prematuridade dada a imaturidade dos órgãos do bebé, nomeadamente dos pulmões. No entanto, quando ele nasce após as 34 semanas, a necessidade de incubadora já é pouco provável.

O nascimento de um bebé prematuro é uma experiência muito emotiva e um desafio para os pais. Tudo acontece antes da hora e todos são apanhados de surpresa. Para saber gerir esta situação inesperada, nada como um diálogo próximo com os profissionais de saúde, que vão esclarecer todas as dúvidas e ajudar os pais a lidarem com o turbilhão de sentimentos e com o bebé.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar