image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Dormir bem para sonhar e crescer

Atualizado a 01 janeiro 2021

Ah, o sono do bebé! Esse momento de paz que tantas dores de cabeça pode trazer aos pais. Quem não quer um bebé que dê “boas noites”? Pois é, mas nem sempre é assim. Cada bebé tem o seu ritmo de sono, cada bebé tem as suas necessidades e cada bebé vai tendo alterações dessas mesmas necessidades ao longo do crescimento.


Tendo em mente esse princípio de que cada bebé é único, há ideias gerais que é importante reter. Em primeiro lugar que , por norma, os bebés dormem muito, podendo dormir até 18 horas quando nascem, em períodos curtos de três a quatro horas, sem ritmo circadiano e sem distinguir o dia da noite. É assim que iniciamos a chamada higiene do sono da nossa vida. Depois, com o crescimento, a necessidade desse número de horas a dormir vai diminuindo e por volta do sexto mês ronda o total de 15 horas.


Fundamental é igualmente ter presente a importância do sono para o desenvolvimento do bebé. Essas horas nada têm de improdutivas: é durante o sono que o bebé constrói a sua inteligência, produz hormonas de crescimento, ativa a sua memória e as suas capacidades de aprendizagem. Enfim, é durante essas horas que se definem aspetos da saúde física e mental que vão ter impacto na qualidade de vida e na regulação emocional a longo prazo.

Tenham atenção à segurança

Para que a hora do sono seja, de facto, um momento de tranquilidade e descanso, não se podem esquecer de algumas medidas básicas.

Em primeiro lugar, até completar um ano de vida, devem pôr o bebé a dormir de barriga para cima, porque está provado que esta posição diminui o risco de morte súbita.

Os berços e as alcofas devem ter um colchão firme e seguro e não devem ser colocados objetos soltos lá dentro – como peluches – pelo risco de sufocarem o bebé.

Não se esqueçam também de colocar o bebé a dormir com os pés a tocar o limite inferior da cama, com os lençóis presos por baixo dos braços, para evitar que escorregue para o fundo da cama.

Sobre dormir com os pais. Bom, o indicado é que não aconteça. O bebé só deve ir à cama dos pais para ser alimentado ou confortado. Lembrem-se que há o risco de sufocar o bebé caso, de forma inadvertida, os pais adormeçam e acabem por ir para cima do bebé.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar