image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Diga “não” à azia e à prisão de ventre

Atualizado a 08 janeiro 2021

Gravidez: 8ª semana | 2º mês | 1º trimestre

Ninguém disse que era fácil! Por esta altura, está, muitas vezes, a lidar com alguns dos sintomas incómodos do primeiro trimestre, não é verdade? A indigestão, ou seja, a dificuldade do organismo em digerir os alimentos, é um dos mais comuns. Para ultrapassar este sintoma evite alimentos fritos, com muita gordura ou muito condimentados, fuja dos refrigerantes com gás, do café, do chá e do chocolate. Pode custar-lhe abdicar destes prazeres, mas é pela sua saúde e pela do seu bebé.

O ideal será comer devagar e em poucas quantidades, mastigar bem os alimentos e repartir as refeições ao longo do dia. Beba bastante água entre as refeições.

A prisão de ventre é outro sintoma muito comum na gravidez. Os suplementos de ferro orais, muito utilizados na gravidez, podem também agravar este desconforto intestinal. Fale com o seu médico, pois ele poderá sugerir-lhe alternativas. Também neste caso o consumo de água e a prática de exercício físico podem ajudar a melhorar o trânsito intestinal. Uma alimentação rica em fibra – com cereais simples, como a aveia e o pão mais escuro – e em frutas como o kiwi, a laranja ou as ameixas são truques simples e naturais para pôr os intestinos a trabalhar.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar