image
COMPREENDI
image
Mais Médis Gravidez e Saúde Infantil

De pequenino… se cuida da visão

Atualizado a 09 novembro 2017

Problemas de visão que passam despercebidos aos pais

Sabia que a primeira consulta de oftalmologia deve realizar-se aos 3 anos de idade? Descubra por que razão deve levar o seu filho ao médico.

Detetar problemas de visão que passam despercebidos aos pais é o objetivo desta consulta, que permite corrigir atempadamente problemas como os defeitos refrativos – miopia, astigmatismo, hipermetropia, estrabismo… - as dificuldades mais comuns, segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Hipermetropia e Miopia

E, a propósito de distância, dois dos problemas de visão mais associados a um mau aproveitamento escolar são a hipermetropia e a miopia. O primeiro consiste na dificuldade em ver ao perto, com tarefas como a leitura a provocarem fadiga e dores de cabeça.

O segundo consiste na dificuldade em ver ao longe, obrigando a um cerrar frequente dos olhos para diminuir o campo de visão e aumentar a acuidade. Ambos se corrigem com o uso de óculos.

Qualquer um destes problemas é detetável nos exames oftalmológicos – daí a importância da primeira consulta antes da entrada em idade escolar. Afinal, é de pequenino que se cuida da visão.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar