image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Curso pré-parto: porque ninguém nasce ensinado

Atualizado a 01 janeiro 2021

Gravidez: 25ª semana | 6º mês | 2º trimestre

Se são pais de primeira viagem, há todo um novo mundo a descobrir. Se já têm filhos, provavelmente há conhecimentos que precisam refrescar. Certo é que os cursos pré-parto vão fornecer os conhecimentos necessários para enfrentar os desafios da parentalidade, seja numa primeira ou numa nova gravidez.

O conhecimento não ocupa lugar e os cursos pré-parto são ricos em matérias que a vão ajudar, e ao pai também, nas próximas etapas desta jornada.

Estas formações são dadas por especialistas da área da parentalidade, como enfermeiros, obstetras e pediatras, que vão explicar todas as etapas do desenvolvimento embrionário, falar sobre a importância da vigilância da gravidez, abordar as alterações hormonais e físicas da mulher, falar sobre a sexualidade do casal, a importância do exercício físico e de uma correta alimentação. Estes profissionais vão também explicar quais as principais complicações que podem acontecer na gravidez.

Os sinais de trabalho de parto, os diferentes tipos de parto – normal, vaginal, instrumentado com ventosa ou fórceps e cesariana –, os exercícios que a grávida e o parceiro podem fazer para ajudar na hora do nascimento e as várias posições de alívio durante o parto são outros pontos falados. Os casais vão também ter oportunidade para irem treinando o momento do nascimento com a supervisão dos especialistas.

Nestes cursos, também são abordados alguns temas relacionados com os cuidados a ter com o bebé no regresso a casa. Falam sobre a consulta de revisão pós-parto, os cuidados de higiene da mãe e do bebé, as principais alterações físicas sentidas depois do nascimento do bebé e os sinais de alerta a que a mulher deve estar atenta para prevenir e detetar alguma complicação no pós-parto.

E depois, claro, o bebé. Como são os banhos, quais os truques para a muda da fralda, como identificar os tipos de choro, as técnicas para melhorar o sono do bebé, como lidar com as cólicas, a vacinação e a vigilância de saúde no 1.º ano de vida são também conhecimentos partilhados nestes cursos e aos quais os pais dão muito valor não só no 1.º ano de vida, mas para a vida inteira.

Pensem que é uma espécie de escola de parentalidade. Vão estar em conjunto com outros casais que estão a passar pelos mesmos medos e anseios, terão as mesmas dúvidas ou trarão outras que nem sequer tinham pensado, e vão estar acompanhados e supervisionados por especialistas, que são as pessoas mais indicadas para explicar tudo e deixar os futuros pais tranquilos e preparados para cuidar do bebé.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar