image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Cuide de si e mime-se muito

Atualizado a 02 fevereiro 2021

Gravidez: 33ª semana | 8º mês | 3º trimestre

A meta, leia-se o parto, está mesmo ali à frente, quase que já a conseguem ver.
Mas o desconforto provocado pelo crescimento da barriga pode começar a desesperar a grávida e a condicionar cada vez mais o descanso durante a noite.

Nesse sentido, é importante que aposte em alguns mimos e não se esqueça de cuidar de si e da sua saúde mental. Se tiver possibilidade faça uma massagem de relaxamento, prolongue as caminhadas e respire tranquilamente enquanto aprecia a paisagem ou aproveite o momento para aprender técnicas de relaxamento, como o mindfulness. Além de serem importantes para a ajudar a relaxar, certamente que depois de qualquer uma destas atividades vai conseguir dormir melhor.

Lembre-se que o descanso é fundamental e para ter boas noites de sono comece a rotina noturna com um banho morno antes de se deitar e ponha um extrato de lavanda na casa de banho, já que esta planta tem reconhecidas propriedades calmantes.

No quarto fuja dos aparelhos eletrónicos (telemóveis e tablets) e eleja as almofadas como as melhores aliadas. Já há algumas com um desenho específico para grávidas com apoios para a barriga, mas pode fazer uso das comuns que tem em casa para colocar entre as pernas e para amparar quando estiver deitada de lado.

Se ainda não o fez, é a hora de começar a preparar a mala que vai levar para a maternidade. Pensa que é só escolher a roupinha do momento do nascimento e a do dia em que sair da maternidade? Nada disso. A lista do que levar na mala deve incluir, entre outros, babygrows, casaquinhos de malha de acordo com a estação do ano, collants, meias ou botinhas, gorros, mantinhas, fraldas de pano e descartáveis/reutilizáveis, uma escova para o cabelo e uma lima de papel. Isto só para o bebé. Para si, não se esqueça de camisas de noite ou pijama com abertura à frente para facilitar a amamentação, chinelos de quarto, roupa interior (soutien de amamentação e, caso pretenda, cuecas descartáveis), cremes e discos protetores para os mamilos e dos seus produtos de higiene pessoal (como os pensos higiénicos). E dos documentos, não se esqueça do Cartão do Cidadão e do Boletim da Grávida. Para a ajudar, consulte a checklist da chegada do bebé.

Que tal aproveitar também este momento e escrever uma carta para o bebé, para ele ler quando crescer? Conte-lhe a sua história, como se sente grávida e como será o núcleo familiar onde ele vai crescer.

Junte-se ao pai e criem uma cápsula do tempo, uma caixa bonita onde guardarão as memórias da família, da gravidez, por exemplo, o teste que deu positivo, as imagens das ecografias impressas, as gravações das músicas que ouviram e os recortes de notícias importantes que aconteceram durante a gravidez. Depois guardem a caixa para abrir numa data especial, quando a criança já tiver idade para avaliar as mudanças que aconteceram na família e no mundo desde que a mãe e o pai descobriram que ela estava a caminho.
E claro que uns momentos a dois, com muito namoro, a partilhar um bom filme ou um livro interessante são momentos preciosos que valorizam a relação e são de aproveitar antes da chegada do bebé.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar