image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Amamentar dá saúde e faz crescer

Atualizado a 08 janeiro 2021

Gravidez: 39ª semana | 9º mês | 3º trimestre

Pode parecer um slogan, mas é verdade comprovada: amamentar o bebé dá saúde, ao bebé e à mãe, e faz crescer o recém-nascido. Aliás, a Organização Mundial da Saúde aconselha o aleitamento materno em exclusividade pelo menos durante os primeiros seis meses de vida do bebé.

Começando pelos benefícios que terá para si. Amamentar ajuda a queimar calorias e vai tornar mais fácil recuperar o peso que tinha antes da gravidez, previne as hemorragias no pós-parto e promove a involução uterina precoce, ou seja, o processo que leva à recuperação do tamanho normal do útero.
E claro, é um momento que, apesar de poder também dar algum desconforto ou dor numa fase inicial, ajuda à vinculação entre a mãe e o filho.

Para o bebé os benefícios são também inúmeros. A começar, o leite materno está sempre à temperatura adequada e contém a quantidade ideal de proteínas, gorduras e vitaminas que ajudam à maturação intestinal do bebé.

Saiba também que a amamentação reforça o sistema imunológico do recém-nascido, ajudando-o a prevenir e a combater as infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias e, no futuro, previne o aparecimento de diabetes e obesidade.
O ato de sucção ajuda ainda no correto desenvolvimento da arcada dentária do bebé.

Não sendo um ato fácil no início para todas as mulheres, o importante é não desistir, confiar em si e no bebé. O desconforto inicial vai desaparecendo ao longo do tempo, quando conhecer melhor o seu corpo e o modo como o seu bebé gosta de mamar. Deixe-o escolher a hora da mamada, a chamada mamada livre, e escolha para si uma posição confortável – seja sentada, encostada ou deitada – e um ambiente calmo. Deixe o bebé abrir a boca, como se estivesse a bocejar, para fazer uma boa pega na mama e segure a sua mama com a mão em formato de “C”, com o polegar acima da auréola e todos os outros dedos e a palma a segurar a mama.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar