image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

Acalmar a grávida no momento do parto cabe-lhe a si, pai

Atualizado a 30 janeiro 2021

Gravidez: 30ª semana | 7º mês | 3º trimestre

Pai, já falta pouco para a hora tão esperada! Não vale a pena roer as unhas. Se se sente perdido só de pensar no momento do parto, veja as dicas que se seguem.

Quando a grávida entra em trabalho de parto cabe ao pai ajudar a deixar a situação o mais tranquila possível para ela. Mesmo que esteja ansioso, tente controlar-se ou deixará a sua companheira ainda mais nervosa. O que ela mais precisa no momento do parto é do seu apoio. Saiba o que deve fazer para a ajudar.

Comece por manter a calma. Respire fundo e concentre-se.
Garanta que a sua companheira está tranquila e confortável. Seja prestável e esteja atento a todas as suas necessidades. Segure a mão dela, refresque-lhe a cara, dê-lhe água. Massaje as suas costas e ombros nos intervalos das contrações e ajude a mudar de posição quando necessário. Conforte-a conforme o trabalho de parto progride e as contrações ficam mais intensas. Dê-lhe palavras de incentivo.

Chegou a hora de recordar o que aprendeu no curso pré-parto. Relembre as técnicas de respiração e relaxamento. Respire da mesma forma que a sua companheira. Isso faz com que ela fique mais concentrada na atividade.

A prioridade é o conforto, segurança e tranquilidade da mamã. E se tiver oportunidade, registe o momento e tire aquelas fotografias que serão recordadas para sempre.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar